[gtranslate]

N Notícias

Projeto Paulo Freire, no Ceará, participa do Encontro Estadual de Agroecologia

A Agroecologia é uma das estratégias do Projeto Paulo Freire (PPF) no combate à pobreza e promoção e fortalecimento da agricultura familiar para a convivência com o Semiárido. Nesta perspectiva, o PPF participou do Encontro Estadual de Agroecologia, que aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no Centro de Treinamento de Sobral (Cetreso).

“O Projeto Paulo Freire através da ação de Assessoria Técnica vem fortalecendo espaços de debate na perspectiva da Agroecologia, Convivência com o Semiárido e ações de democratização do acesso à água com o protagonismo de mulheres, jovens e comunidades tradicionais.”, destacou a supervisora Odalea Severo.

Odalea Severo facilitou o seminário temático “Construção do conhecimento agroecológico e Politicas Publicas para a Agroecologia”. Na atividade foi apresentada a experiência de Assessoria Técnica do Projeto Paulo Freire, em 600 comunidades nos territórios de Sobral, Inhamuns e Cariri Oeste.

A programação do evento trouxe para o debate, com trocas de experiências e saberes, representantes de agricultores e agricultoras, organizações da sociedade civil, governo e movimentos sociais e de juventudes do Ceará. Joseli do Nascimento, representante das comunidades quilombolas, afirmou que a Agroecologia conversa com diversos setores e não se limita a um quintal sem veneno. “A Agroecologia vai muito além do viés econômico Não adianta ter um roçado agroecológico, e chegar em casa e bater na esposa. A gente tenta trabalhar isso nos territórios. É um trabalho de formiguinha.”, relata.

O Encontro Estadual de Agroecologia do Ceará é uma realização do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, Fórum Microrregional pela Vida no Semiárido de Sobral, Rede ATER Nordeste, Tramas e a Residência Agrária, em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Projeto Paulo Freire (PPF) e o Governo do Estado do Ceará.

O Encontro Estadual de Agroecologia é o último evento preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia – VI ENA, que acontece no período de 30 de maio a 02 de junho, em Belo Horizonte, MG.