[gtranslate]

N Notícias

Projeto “Observadores Comunitários” é lançado no Brasil

24/07/2020

Em parceria com a Corporação Procasur, que concebeu e formatou a ideia, o Programa Semear Internacional acaba de lançar o projeto “Observadores Comunitários”. O objetivo da ação é identificar, analisar e trocar experiências sobre as propostas dos jovens rurais para combater, em seus territórios, os efeitos da pandemia nas atividades produtivas, bem como na geração de renda e na saúde. Outros dois parceiros integram também a iniciativa: a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag – e a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE.

Por meio de vídeos de três minutos, os jovens se apresentam e contam quais foram as principais dificuldades provocadas pela chegada do Novo Coronavírus e quais ações positivas foram adotadas para enfrentá-las. Como a Procasur é uma organização global especializada em coletar e replicar inovações locais, os vídeos circularão por todo o mundo, especialmente nos países do hemisfério Sul. Diversos jovens de outros lugares poderão, assim, adotar essas medidas propostas nos vídeos, caso estejam vivendo desafios semelhantes.

A estratégia de comunicação, liderada pela Procasur, teve início na América Central e foi cativando jovens e parceiros nas nações onde a instituição atua. A iniciativa acabou crescendo em grande escala e se espalhou para África, Ásia e América do Sul. “Os Observadores Comunitários são uma ferramenta que estamos propondo para destacar o papel dos jovens rurais em suas comunidades, buscando difundir boas práticas desenvolvidas por eles para resolver problemas ocasionados pela pandemia e que afetam seus meios de vida. E por meio da ferramenta nós fazemos a difusão dessas ideias”, reforça Juan Moreno, Presidente da Corporação Procasur.

No Brasil, foi organizada uma parceria que permite uma ampla capilaridade para que os registros feitos pelos jovens sejam conhecidos também dentro do próprio país. Além disso, o grupo de parceiros no Brasil aposta especificamente nos jovens. “Acreditamos que são eles que conduzem exemplarmente ações para contornar as dificuldades que a pandemia impõe e essas ações devem ser conhecidas nas vozes dos próprios jovens. Além de representar o presente, a juventude rural está, desde já, desenhando os contornos de espaços mais justos, solidários e sustentáveis”, sinaliza Mireya Valencia, Diretora Presidente da RETE.

Nesse mesmo diapasão, a Gerente de Cooperação Sul-Sul do Programa Semear Internacional, Ruth Pucheta, aponta que a iniciativa retrata, sobretudo, o protagonismo da juventude rural em suas comunidades, e tem potencialidade para também se desdobrar em outras atividades. “Nós sempre buscamos atuar para o fortalecimento das parcerias, pois sabemos da importância disso para ampliar o alcance das nossas ações. Por isso, é de extrema relevância estarmos fazendo parte, e de forma tão atuante, dos Observadores Comunitários e contribuindo para dar visibilidade às práticas dos jovens brasileiros que poderão ajudar outras pessoas ao redor do mundo”, comemora Pucheta.

A partir da próxima terça-feira, o Semear Internacional começará a publicar a série de vídeos do projeto Observadores Comunitários, nos seus canais de Redes Sociais. No vídeo de estreia, o jovem Observador Bruno Justin, agricultor familiar, irá contar como a sua cooperativa fez para vencer o desafio da comercialização imposto pela crise da pandemia. Para motivar mais jovens a participarem com seus depoimentos, o grupo de parceiros elaborou, ainda, uma carta de instruções e um vídeo tutorial, que mostram o melhor roteiro a ser seguido para a gravação dos vídeos, além de orientações técnicas.

O vídeo tutorial completo está no canal de YouTube do Programa Semear Internacional. Para assisti-lo, é só clicar aqui !!