[gtranslate]

N Notícias

Programa NE Rural exibe reportagem sobre Algodão Agroecológico

A produção de Algodão em Consórcios Agroecológicos, ação implantada no Semiárido nordestino pelo Projeto Dom Helder Camara (SDT-MDA/FIDA/GEF) em parceria com a Embrapa Algodão e Esplar, foi apresentada em reportagem do programa NE Rural, da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, no dia 20 de abril.

A reportagem apresentou os diversos benefícios da plantação do algodão em consórcios agroecológicos e o uso de técnicas que permitem evitar o desgaste do solo, como a utilização de palha de Carnaúba para manter a terra úmida por mais tempo. “Nós vemos em áreas de agricultores que não utilizam essa técnica que o legume já está murchando pra morrer, porque o solo está muito seco”, comenta o agricultor Francisco Edson Gomes, da comunidade Choró, no Sertão Central (CE).

“A melhoria do solo é o principal ganho que a agroecologia traz pros agricultores, com os conhecimentos de manter a capacidade produtiva do solo ao longo do tempo, diminuindo o efeito itinerante e a pressão sobre a caatinga que normalmente acontece nos roçados tradicionais”, afirma Fábio dos Santos Santiago, coordenador técnico do Projeto Dom Helder Camara.

O Projeto Ouro Branco, que apresentou por meio da arte do artista plástico e grafiteiro pernambucano Derlon Almeida, também foi destaque na reportagem. A ação cultural, de iniciativa da empresa franco-brasileira Vert, estampou nas paredes de casas, bancos de sementes e associações comunitárias, os sonhos, histórias e esperanças das famílias agricultoras do Sertão Central (CE).

Assista a reportagem na íntegra clicando abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/ne-rural/t/edicoes/v/agricultores-fazem-uso-de-folha-para-manter-o-solo-umido-e-garantir-a-plantacao/3288539/