[gtranslate]

N Notícias

Programa Estágios de Saberes tem última reunião do ano

18/12/2020

Sob a liderança do Brasil, ocorreu ontem [quinta-feira, 17] mais um encontro das comissões de jovens para construção do Programa de Estágios de Saberes dos Semiáridos da América Latina. O encontro foi realizado de forma remota, com o auxílio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, e contou com a presença das comissões da Argentina, Bolívia, Brasil, El Salvador e Paraguai, além da representação da International Land Coalition (Colômbia), uma iniciativa de agricultura familiar. A jovem Tatiane Faustino, da Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia de Pernambuco, fez as vezes de mestre de cerimônia e conduziu o roteiro das apresentações de cada país. Na pauta proposta para a 4º reunião da Comissão Internacional, cada comissão nacional indicou as comunidades mobilizadas para receberem estagiários e estagiárias em seus países.

A proposta geral é de um programa onde cada jovem possa ser acolhido em outro país para vivenciar o dia a dia das comunidades, atividades e projetos exitosos em temas de seu interesse e em realidades similares às suas, para depois replicar os aprendizados em seu território. São três as regiões envolvidas no programa de estágios entre jovens rurais do semiárido: Chaco Trinacional, Corredor Seco Centro-americano e Semiárido brasileiro. Adicionalmente, jovens da Colômbia e Equador estão sendo incorporados no processo. A ideia contempla demandas dos jovens recolhidas durante os intercâmbios já realizados, entre 2018 e 2019, e que ressaltam a importância do aprofundamento da aprendizagem entre os pares internacionais. Com mais tempo e contato contínuo, o estágio dará condições de assimilação das tecnologias empregadas em diferentes semiáridos. Isso sem contar com a riqueza das experiências multiculturais – língua, natureza, geografia e formas tradicionais e inovadoras de manejo rural.

A Argentina, por exemplo, sugeriu estágios nas regiões de Salta e de Santa Fé, onde o foco será a vivência com povos tradicionais, assim como em Santiago del Estero, onde o acesso à terra e outros recursos naturais será o tema principal. Já na Colômbia, as experiências propostas incluem vivências na propriedade da família Murillo Barajas, no município de Guasca, com forte trabalho em tecnologias agroecológicas, e na comunidade indígena de Natagaima, da etnia Pijao. No Equador, foram indicadas duas zonas na serra norte do país: Valle del Chota y Concepción, que possuem comunidades rurais ancestrais afroequatorianas, com experiência em gestão cooperativa e agregação de valor de produtos da agricultura familiar.

O Brasil, indicou quatro diferentes territórios para receber o programa de estágios: Pau Ferro e Sobrevivência (Bahia), Mogeiro (Paraíba), Sobral, na comunidade de Batoque (Ceará), e Jataúba, na comunidade Sítio Sobrado (Pernambuco). Os temas chaves de cada território são os seguintes, respectivamente: fundo de pasto e luta pela terra, economia social e produção agroecológica, povos nativos e, por fim, organização das juventudes e participação política. Após os debates e o resumo das apresentações, o Programa Semear Internacional fez os encaminhamentos para as próximas etapas e a próxima reunião, a ser realizada em fevereiro de 2021. Entre os temas do encontro vindouro está a definição dos mecanismos de escolha dos jovens estagiários.

 

Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina: um histórico

No início de 2018, foi consolidada a parceria entre o Semear Internacional e a Plataforma Semiáridos, por meio das organizações locais FUNDAPAZ (Argentina) e Centro Sabiá (Brasil). O plano de trabalho conjunto estabeleceu a realização intercâmbios de experiências, para 2018 e 2019, intitulados “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina”. O primeiro intercâmbio foi realizado ainda em novembro de 2018, na região do Chaco Trinacional, na Província de Salta, Argentina, sob a temática “Acesso aos recursos naturais e Mapeamento Participativo”. Foram visitadas experiências bem-sucedidas e já sistematizadas pela FUNDAPAZ, com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

O segundo encontro dos Intercâmbios de Saberes entre os Semiáridos da América Latina foi realizado em maio de 2019, em Sobral, no Ceará, com o tema “Capacitação em Mapeamento Participativo”. Na ocasião, foi promovida uma capacitação teórica e prática em técnicas de mapeamento participativo, aplicada pela facilitadora Paola Marozzi Mo, com a metodologia da FUNDAPAZ, utilizada na região do Chaco Trinacional. A capacitação foi um desdobramento do primeiro Intercâmbio e permitiu ampliar o leque de construção de parcerias, incluindo o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador – CETRA. A mesma capacitação foi realizada em El Salvador, com o apoio da Fundación Nacional para el Desarrollo (FUNDE).

O terceiro encontro dos Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina aconteceu também no Brasil, nos estados de Pernambuco e Paraíba, em julho de 2019. O tema foi “Juventudes e Agroecologia”, reunindo jovens de semiáridos de sete países. Em formato de Caravana, o intercâmbio se dividiu entre momentos de discussão em plenária e visitas técnicas de campo, deslocando-se de Caruaru – PE a Campina Grande – PB. Durante cinco dias, jovens representantes do Brasil, Argentina, Nicarágua, Guatemala, Bolívia, Peru e Paraguai participaram das atividades que debateram sobre os desafios para o bem-viver, a convivência com os diferentes semiáridos, a organização da Juventude Rural e o papel da comunicação na articulação internacional da juventude. O intercâmbio permitiu, ainda, ampliar a rede de parceiros no Brasil, somando à rede a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades – PATAC.

Atualmente, o Programa de Estágios é a nova atividade em desenvolvimento pelos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina”, uma marca que vem ganhando força, identidade e parceiros. Devido à pandemia de COVID-19 e à impossibilidade de trânsito internacional, a realização dos estágios deverá ser realizada no segundo semestre de 2021, após uma análise criteriosa das condições sanitárias. Conformam a Comissão Internacional de Jovens dos Semiáridos da América Latina jovens apoiados por diversas organizações parceiras da região, que se reúnem mensalmente em um plano de trabalho de pelo menos um ano, entre 2020 e 2021: Fundación Plurales, Junta Unida de Misiones (JUM) e FUNDAPAZ (Argentina), Fundación Hugo (Paraguai), Centro de Estudios Regionales para el Desarrollo de Tarija – CERDET (Bolívia); Iniciativa de Agricultura Familiar da ILC; FUNDE (El Salvador); Programa Semear Internacional; Projeto Pró-Semiárido; Centro Sabiá, Cetra, ASPTA e PATAC (Brasil).