[gtranslate]

N Notícias

Procase, na Paraíba, oferece assessoria técnica e orienta produtores para período de estiagem

Sobreviver na seca requer planejamento e isso está acontecendo agora no município de Juazeirinho. A produtora rural Patrícia Alves está sendo instruída pela Assessoria Técnica oferecida pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que, por intermédio de seleção pública, presta serviços ao Projeto. O intuito da ação é fazer com que ela continue produzindo em seu plantio de horticultura durante o próximo período de estiagem.

“Nossa maior dificuldade é a seca. Nesse momento, temos água, mas se o açude seca, não temos como continuar trabalhando. Uma horta tem que ter água o ano inteiro, porque nós ganhamos dinheiro quando o preço da hortaliça está alto e os outros estão produzindo pouco”, conta Patrícia.

Os serviços de Assessoria Técnica tiveram início em outubro do ano passado e devem se prolongar até agosto desse ano. A produção de Patrícia faz o cultivo de beterraba, coentro, alface, cebolinha, pimentão e possui três barreiros para concentrar água em sua propriedade.

A produtora está sendo orientada pelo assessor técnico Tarcísio Freitas, que comenta as ações que vêm sendo desenvolvidas no local. “Nessa parte de diagnóstico da propriedade, ela precisa saber o quanto de água gasta por dia e qual a forma de irrigação que está utilizando. Isso influencia na parte da gestão da água, para sobreviver melhor aos períodos de estiagem”, explica.

A gestão do uso de água e controle de produtividade são algumas das atividades desenvolvidas pela Assessoria Técnica oferecida pelo Procase, além do controle de custos e lucros e a parte socioambiental, que são fatores imprescindíveis ao projeto.

Patrícia Alves é uma das beneficiárias do projeto produtivo apoiado pelo Procase junto à Associação dos Produtores Artesanais de Juazeirinho, com o objetivo de fortalecer a caprinocultura na região. Por meio do Procase, a comunidade recebe a implantação de um campo de produção de forragem, aquisição de máquinas para produção e equipamentos de escritório, além de capacitações em produção e armazenamento de forragem.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.