[gtranslate]

N Notícias

Primeiro módulo de Intercâmbio em Sistematização é finalizado em Fortaleza-CE. Salvador sediará próxima etapa

Com a presença da coordenadora do projeto Paulo Freire, apoiado pelo FIDA no Ceará, Íris Tavares, foi encerrado na tarde da última sexta-feira (14), o primeiro módulo do “Intercâmbio para sistematização de experiência dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, que reuniu cerca de 20 técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, em Fortaleza-CE. O próximo módulo acontecerá em outubro, na cidade de Salvador-BA, em outubro deste ano.

Ao final dos trabalhos do Intercâmbio, a coordenadora do projeto Paulo Freire, destacou a importância do evento para os projetos FIDA no Brasil, e o trabalho feito pelo Semear Internacional em apoiar todos os projetos do FIDA no Brasil na realização de evento, oficinas e troca de conhecimento. “Quero destacar a nossa alegria de estar com vocês aqui esta semana, e dizer que o Ceará estar sediando um encontro como este é uma satisfação muito grande e esperamos que esses dias tenham sido de muita riqueza e bem prazerosos”, disse.

Durante toda a semana, foram ministradas oficinas com técnicas de coleta de dados e informações úteis para um processo de sistematização, através de atividades práticas e teóricas. Ainda foi realizada uma visita de campo, na comunidade de um dos beneficiários que também participou do evento.  O grupo se dirigiu a comunidade de Trapiá, município de Massapê, interior do estado, para conhecer técnicas de reuso de água, biogás e quintal produtivo, impulsionadas na comunidade após a atuação do projeto Paulo Freire.

O trabalho na comunidade será um dos sistematizados ao final dos dois módulos deste intercâmbio e irá compor uma publicação do Semear Internacional. “Eu fico muito feliz em receber a equipe do intercambio aqui em casa e poder mostrar tudo o que aprendemos. Foi muito bom”, disse o beneficiário do Projeto Paulo Freire que recebeu a equipe do intercambio e também está participando do curso, Antônio Genivan Barros.

O Intercâmbio foi aberto com a presença do Oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, do especialista em Projetos de Cooperação Técnica Internacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Rodolfo Daldegan, e de representantes do Programa Semear Internacional, Projeto Paulo Freire, e todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

“É um evento importantíssimo para que tenhamos bem registradas as ações implementadas pelos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, e principalmente ver parceiros como o IICA e Governo do Estado do Ceará, através do secretário Francisco de Assis Diniz, juntos, em prol deste trabalho tão especial”, disse o oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, durante sua participação na abertura do evento.

O evento foi uma realização do FIDA e IICA, através do programa Semear Internacional, em parceria com o Projeto Paulo Freire, e metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), IICA e Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural (CTA), da Holanda. Participaram do intercâmbio técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Ceará (Paulo Freire), Paraíba (Procase), Sergipe (Dom Távora), Piauí (Viva o Semiárido), Bahia (Pró-Semiárido), e vários estados através do Dom Helder Camara.

Até o início do segundo módulo, marcado para outubro deste ano, o curso seguirá de forma online com acompanhamento dos trabalhos executados por cada técnico em seus estados de origem, com o intuito de reunir todo o material para a confecção da publicação que será preparada, em três línguas, impressa e enviada para as sedes das agências participantes em todo o mundo.