[gtranslate]

N Notícias

Paraíba sediará segundo módulo de Intercâmbio em Acesso à Mercados promovido pelo Semear Internacional

Primeiro módulo aconteceu em Recife-PE

O Projeto Procase, na Paraíba, sediará o segundo módulo do “Intercâmbio em Estratégias de Acesso a Mercados”, que reunirá cerca de 20 técnicos dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Banco Mundial. Nesta segunda etapa serão abordados temas ligados a compra e venda de produtos provenientes da agricultura familiar. O curso acontecerá entre os dias 06 e 09 de novembro, em João Pessoa.

“Estamos articulando também para este evento, junto com o MDS, uma rodada com o Comando do Exército de Pernambuco, para apresentação de produtos das cooperativas representadas pelos participantes do evento, além de outras articulações com mercados da região. Caso seja confirmado, será uma oportunidade dos participantes apresentarem produtos que possam gerar  o interesse do Exército, fortalecendo o canal de compras institucionais, além dos mercados locais”, explicou a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

Ainda faz parte da programação do evento uma visita ao centro de distribuição de uma rede de supermercados local, e a sede da Ceasa em João Pessoa. Como resultado deste intercâmbio, os profissionais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil estão sendo capacitados para atuarem como assessores de mercado da agricultura familiar, com foco no aumento da inserção dos produtos nos mercados públicos, privados e institucionais, no desempenho dos agricultores familiares beneficiários dos projetos e suas organizações econômicas nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.

No primeiro módulo, realizado em Recife-PE, foram realizadas oficinas com os mais variados temas, que vão desde a introdução à microeconomia e comercialização, a atividades práticas como construção de planos de comercialização, além de visitas a centros de distribuição de alimentos na Grande Recife.

Além da capacitação, o primeiro módulo foi marcado pelo lançamento da cartilha “Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira”, produzido pelo FIDA, através dos programas Semear e Semear Internacional. Nesta publicação, direcionada a agricultores familiares, há explicações sobre as melhores formas de comercializar diferentes tipos de produtos provenientes da agricultura familiar, e está disponível para download no site do Semear Internacional (www.portalsemear.org.br).

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Semear Internacional, em parceria com o projeto Procase e o Banco Mundial.