[gtranslate]

N Notícias

O livro “Gastroquinta” é lançado pelo Semear Internacional

28/08/2020

O livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa” foi lançado ontem [27/08], pelo Programa Semear Internacional – PSI, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, e o Projeto Viva o Semiárido – PVSA. O evento online contou com representantes das instituições citadas, inclusive compondo a mesa virtual, e com dois convidados especiais, os jovens beneficiários Perpétua Macêdo e Antoniel Ferraz, que participam do livro. A mediação do webinário de lançamento ficou a cargo da Gerente de Gestão do Conhecimento do PSI, Aline Martins, que contou com o suporte das facilitadoras Júlia Aires e Revecca Tapie.

Ao final das atividades, a obra foi disponibilizada para download gratuito aqui mesmo no portal do Semear Internacional, na seção de “Publicações”, em versão eBook. Ela pode ser acessada também no seguinte link:
http://portalsemear.org.br/publicacoes/gastroquinta-comida-do-quintal-para-a-mesa/.

Durante o evento, foi exibido um vídeo onde Perpétua Macêdo, beneficiária do PVSA e uma das protagonistas do “Gastroquinta”, conta um pouco sobre a sua experiência com a gastronomia de quintais e sobre a sua participação nos intercâmbios e eventos realizados pelo Programa Semear Internacional. O vídeo também apresenta belas imagens de making-off de Perpétua durante a criação e a produção das receitas que compõem a publicação. Esse material, também disponível aqui no portal, na seção de “Vídeos”, pode ser assistido por meio do seguinte link:
http://portalsemear.org.br/videos/gastroquinta-experiencia-de-perpetua-macedo/

 

Gastroquinta: comida do quintal para a mesa” promove os princípios da agroecologia e da ecogastronomia ao estimular os debates sobre a importância dos quintais produtivos para a alimentação das famílias rurais, da comida afetiva elaborada com ingredientes do semiárido e dos hábitos fundamentais à segurança alimentar e nutricional. “Nesta obra, a gastronomia tem a importante função de valorizar a identidade do território e a agrobiodiversidade local, fortalecendo a cultura do alimento – tratado aqui, de forma ampla, como um conjunto de crenças, tradições, oralidades e saberes”, explica Revecca Tapie, curadora e consultora do Gastroquinta.

Além disso, o livro apresenta 15 receitas inéditas e inovadoras, incluindo três preparos que utilizam a palma, uma espécie de cacto rica em minerais: o Palma Shake, o Beiju de Palma com Coração de Banana e o Suco Detox de Palma. Outros ingredientes típicos da região semiárida brasileira também se transformam em carros-chefes das receitas, entre elas, a Pizza de Macaxeira, o Bolinho de Massa de Milho, a Geleia de Puçá e o Doce de Buriti. A criatividade é usada não só na escolha dos itens próprios dos quintais da região, mas também na forma de preparação. É assim que alguns pratos que são usuais em outros lugares ganham versões sertanejas, como a salada de frutas e o feijão tropeiro.

Para Claus Reiner, Diretor do FIDA no Brasil, o livro contribui para o reforço de uma nova lógica de mercado, com alimentos agroecológicos. “Comida é demanda. Por isso é muito importante esse vínculo da nutrição com a cozinha, pois é a partir do cultivo dos bons hábitos alimentares que formas mercadológicas mais saudáveis serão estimuladas”, pontua Reiner. O Oficial de Projetos do IICA, Rodolfo Daldegan, complementa dizendo que “cozinhar é um ato político e de transformação; por isso, os quintais produtivos são estratégias fundamentais para a soberania alimentar do Brasil”.

Já a engenheira agrônoma e especialista em quintais produtivos, Júlia Aires, lembra que os quintais são resistentes à flutuação e insegurança do mercado, visto a diversidade de produtos e a constância da produção. “São características muito importantes diante da pandemia do Novo Coronavírus que vivemos atualmente”, afirma. Isso sem contar que os alimentos cultivados nas propriedades das famílias rurais oferecem diferentes sabores para a culinária. A Coordenadora do Programa Semear Internacional, Fabiana Viterbo, avalia que o livro é um dos resultados concretos de um processo que envolve diferentes atividades. “Temos muito orgulho em aprender com os jovens rurais e em replicar esses conhecimentos, por meio da publicação e também pelas oficinas, seminários e capacitações. Isso é valioso e gera transformação”, comemora. E complementa: “o livro é rico, dinâmico e fácil de ler. Vale cada página.”