[gtranslate]

N Notícias

Mais um vídeo lançado hoje pelo Semear Internacional

11/06/2020

Um novo vídeo está sendo lançado, hoje, aqui na seção de vídeos do Portal Semear Internacional. O protagonista desse episódio da série “Talentos do Semiárido” é o jovem Leonardo Santo Cruz, de 26 anos. Ele é um Agente Comunitário Rural, na Comunidade de Borda da Mata, interior da Bahia, que é beneficiária do Projeto Pró-Semiárido. Ao todo, o projeto já conta com 123 jovens agentes trabalhando no apoio às comunidades – não só em Borda da Mata, mas, também, em outras localidades atendidas pelo Pró-Semiárido.

O Agente Comunitário Rural, mais conhecido pela sigla ACR, é, normalmente, um jovem da própria comunidade que atua no papel mobilizador social, ou seja, um elo entre os agricultores familiares, as associações formadas pelas comunidades e o Projeto Pró-Semiárido. “A associação, junto com o projeto, precisa fazer uma gestão que inclui várias ações. E normalmente ela não está estruturada para isso. Por isso o ACR é o braço da associação, ao articular todo o conjunto dos participantes do projeto”, explica Jussara, funcionária do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar. E complementa: “e ele ainda faz um trabalho de apoio executivo, assessorando, por exemplo, nas prestações de contas”.

Leonardo ajuda dezenas de famílias da associação, com trabalhos que vão desde o auxílio em questões burocráticas até o auxílio com as técnicas de manejo da terra e novas culturas, passando, claro, pela facilitação do diálogo entre o projeto e os agricultores. “A partir do momento em que a gente começa a mostrar para as pessoas como o Pró-Semiárido funciona, a gente percebe a alegria no rosto do agricultor. Essa é a minha maior satisfação”, comemora o jovem ACR. A comunicação entre ele e todos os envolvidos acontece também pela Internet. Por meio dos smartphones, eles compartilham textos, fotos e vídeos, formando uma rede de informação direta.

No próprio quintal da casa de Leonardo é possível ver os resultados das capacitações e treinamentos que ele recebe do Projeto Pró-Semiárido, seja no plantio da palma, na criação dos animais e até nas hortas que ele ajuda a família a cultivar. Ensinamentos que ele leva para toda a comunidade. Leonardo criou no seu quintal, por exemplo, o protótipo de um galinheiro que, de tão funcional, já foi replicado nas casas de outras 44 famílias da região. A ideia surgiu a partir da necessidade de evitar perdas na produção de ovos, mas com o desafio de ser um projeto viável financeiramente. “A gente tem uma grande dificuldade em apurar os ovos, pois há cachorros, calangos e teiús que comem os ovos. A partir daí eu imaginei um aviário com ninho suspenso, para que esses animais e até as crianças menores não pudessem alcançar e estragar os ovos. Pensei também em fazer com um material durável, pois normalmente se usava a madeira, mas a madeira tem a infestação de cupim e outras pragas que a consomem. Por isso usei bloco e cimento, para que a durabilidade seja maior”, explica Leonardo, em detalhes.

Para Davina Francisca Vieira, beneficiária do Pró-Semiárido, o trabalho do ACR só trouxe benefícios para a associação. “Nós passamos a ter mais coragem e houve uma multiplicação do nosso trabalho, porque o agente faz a mobilização nas comunidades para que as atividades se desenvolvam. Enquanto não tinha ele, a gente ficava muito à mercê dos acontecimentos. Com Leonardo, isso melhorou muito”, relembra ela. E assim, entre um projeto e outro, este e outros ACRs vão fazendo a diferença no Semiárido baiano. “O futuro depende do jovem de hoje. Por isso eu digo a outros jovens que sigam em frente e confiem nas suas potencialidades”, sentencia, para finalizar o vídeo, Leonardo Cruz.