[gtranslate]

N Notícias

Mais dois projetos recebem o treinamento Data.FIDA: PROCASE e Dom Távora

13/03/2020

Depois de passar pelo Ceará, Piauí e Bahia, a equipe do Semear Internacional, responsável pelo treinamento no novo sistema de gestão integrada para monitoramento e avaliação de resultados, chamado Data.FIDA, chega à Paraíba e a Sergipe. A plataforma tecnológica possibilitará mais precisão, integração e celeridade na análise dos dados dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

Essa semana está sendo a vez dos técnicos e técnicas do Projeto Dom Távora, em Sergipe, receberem a capacitação na ferramenta que vai ajudar nas atividades de gestão. Para Wilnara Amorim, assessora de M&A do Dom Távora, o Data.FIDA vai permitir uma visão sistêmica e integrada tanto dos processos de planejamento quanto dos de execução. “Dessa forma, teremos acesso à informação em tempo real, inclusive pela Web e por dispositivos móveis”, disse ela. “Tudo com transparência e celeridade para as tomadas de decisões dos gestores, técnicos e parceiros envolvidos no Projeto”, completou.

Treinamento Data.FIDA em Sergipe, com o Projeto Dom Távora.

Já na semana passada, quem recebeu esse mesmo treinamento foram os técnicos e técnicas do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase. Para Carleuza Andrade, Assessora Técnica de M&A do Procase, a criação do sistema é um grande avanço não só para o FIDA, mas, também, para a própria gestão interna do Projeto, garantindo uma visão mais ampla. “É uma excelente capacidade poder ter informações imediatas, com agilidade e transparência, em diversas áreas. Isso sem falar na parceria que houve na construção do sistema, entre o Semear, a empresa contratada para construí-lo e os projetos”, pontua ela.

Maria do Carmo D’Oliveira, Assessora de Gênero, Geração, Raça e Etnia, também do Procase, enfatiza que o Data.FIDA permite reparar falhas e fortalecer o que precisa ser fortalecido, envolvendo, cada vez mais, o setor de Monitoramento & Avaliação com os demais componentes do Projeto. “Dessa maneira, saberemos como os públicos prioritários, como os jovens e as mulheres, estão sendo impactados, a partir da análise desses dados”, avalia. E complementa: “tudo de forma bastante democrática, já que há a partilha integral das informações”.

Treinamento Data.FIDA na Paraíba, com o PROCASE.

As capacitações foram ministradas por Luciano Vieira, consultor da empresa que desenvolveu o sistema, em parceria com o Semear Internacional e os projetos. De acordo com Luciano, as equipes têm sido bastante receptivas e participativas em relação ao software. “O pessoal está percebendo que ele é bem intuitivo e fácil de ser usado. A capacitação está fluindo de forma muito positiva. A ideia é que, depois dos treinamentos, haja uma reunião entre os gestores dos Projetos e o FIDA”, afirmou Luciano. Os treinamentos contemplaram os seguintes módulos: Gerenciamento de Projetos; Financeiro e Contábil; Plano de Investimento; Aquisições; Capital Humano e Social; Monitoramento e Avaliação.