[gtranslate]

N Notícias

Líderes Rurais e Gestores do Mercosul ratificam compromisso de aperfeiçoar ações junto a famílias agricultoras, durante Encontro

Acesso à água para fins produtivos, acesso a crédito e a mercados e fundos rotativos solidários foram alguns dos temas que permearam os três dias de programação do I Encontro de Líderes Rurais e Gestores de Projetos Fida no Mercosul Ampliado, que aconteceu entre os dias 17 e 19, na cidade de Juazeiro, região do Sertão do São Francisco na Bahia.

Nos oito painéis de debate, o grupo apresentou iniciativas exitosas que têm garantido segurança alimentar e nutricional para as famílias, gerado renda e permitido que os agricultores tenham mais autonomia sobre o que produzem. Mas, os espaços também geraram reflexões importantes acerca dos desafios que estão postos para que estas ações sejam continuadas e que cheguem a mais famílias e garantir que se possa influenciar, cada vez mais, nas políticas públicas voltadas para o meio rural deram o tom dos debates durante os três dias de trabalho.

“Nós temos mais de 500 mil famílias assistidas por projetos Fida na América do Sul e esse Encontro é muito especial porque é a primeira vez que os gestores do Fida na América do Sul se reúnem para discutir as suas atividades…como estão lidando com as intervenções no acesso à água e com a construção dos projetos produtivos junto às comunidades”, destaca o Oficial de Programas do Fida no Brasil, Leonardo Bichara.

O evento organizado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (FIDA), com apoio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) através da Secretaria de Desenvolvimeto Rural (SDR), do Semear Internacional e da Coprofam reuniu cerca de 80 pessoas de 08 países da América do Sul e um país da América Central.

Sobre a realização do evento no Estado da Bahia, o coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart, ratificou a exitosa parceria entre o Governo e o Fida. “O Estado da Bahia tem uma história de cooperação com o FIDA que remota a 1998, então são 21 anos de parceria e fico muito agradecido de termos esta oportunidade de recepcionar vocês para debater um tema tão importante que é a agricultura familiar. A gente saiu de um período de seca que durou cerca de 06 anos e isso confere uma extrema vulnerabilidade a essas populações e ao mesmo tempo, uma extrema resiliência e dentro deste espaço a gente tem uma intervenção governamental que se propõe a fortalecer as famílias em suas mais diversas áreas”.

Além dos momentos de debate, a programação contemplou visitas de campo para que os participantes pudessem conhecer boas práticas da agricultura familiar na região. Neste sentido, o Encontro garantiu que houvesse troca de experiências sobre questões metodológicas, de monitoramento e de efetivação de ações em campo, dos projetos, junto aos agricultores e agricultoras.

A gerente de cooperação Sul-sul do Programa Semear Internacional explicitou que “esta é uma primeira oportunidade de trabalho conjunto entre os projetos FIDA na região. Além disso, tivemos A oportunidade de estar trabalhando com líderes rurais, e representantes de agricultores e assim ter uma retroalimentação e melhor gestão dos projetos”.

Reportagem: Elka Macêdo – SDR/CAR