[gtranslate]

N Notícias

Lançamento do Prêmio de Jornalismo acontece na Paraíba

04/03/2020

A Paraíba fez hoje [04/03] o seu lançamento do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, em João Pessoa. Os resultados do evento já começam a aparecer, uma vez que os profissionais de imprensa iniciaram suas buscas por pautas sobre agricultura familiar, que é o foco principal sugerido para as matérias que irão concorrer ao Prêmio, especialmente envolvendo os projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. Compondo a mesa, estiveram presentes os seguintes porta-vozes: Luiz Couto, Secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido; Aristeu Chaves, Coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE; Pablo Sidersky, consultor do FIDA; e Fabiana Viterbo, Coordenadora do Programa Semear Internacional.

O Secretário Luiz Couto pontuou que o lançamento do Prêmio é fundamental para fomentar o tema da agricultura familiar na imprensa. “Quando os veículos fazem matérias sobre produção agrícola, aparece muito a ação do agronegócio. Pouco se fala das culturas produzidas no meio familiar, que merecem ser reconhecidas. Além de mais saudáveis, ela têm também um grande poderio econômico. É preciso mostrar que há muita gente trabalhando nesse setor e nesse segmento”, comemorou o Secretário. Já o coordenador Aristeu lembrou que o Prêmio irá coroar os investimentos feitos pelo PROCASE em dezenas de comunidades paraibanas, fortalecendo sobretudo jovens e mulheres. “O trabalho desenvolvido pelo projeto valoriza nosso povo e enaltece a força da população rural”, disse.

Para o FIDA, investir nos empreendimentos familiares é fundamental para aumentar a produção do país – e de forma sustentável. “Por isso, a ideia do Prêmio de Jornalismo é muito oportuna para dar visibilidade aos seis projetos apoiados pelo Fundo no Brasil, sendo o PROCASE um deles. Principalmente porque o Semear Internacional, que é o organizador do certame, é o nosso programa responsável por levar ao conhecimento da população a disseminação das boas práticas agrícolas”, explicou o consultor Sidersky. Complementando a fala do representante do FIDA, Fabiana Viterbo apresentou o edital do concurso e lembrou que o Semear Internacional foi criado exatamente para fazer a gestão do conhecimento dos projetos FIDA no Brasil. “O Prêmio será mais uma importante ferramenta na difusão desse conhecimento”, afirmou ela.