[gtranslate]

N Notícias

Intercâmbio promove troca sobre estratégias de sustentabilidade dos projetos FIDA

26/02/2021

Aconteceu essa semana, nos dias 23 e 25 de fevereiro, o intercâmbio internacional Estratégias de Sustentabilidade de Projetos e Programas financiados pelo FIDA no Brasil e no México. O evento contou com a participação, em cada um dos dias, de mais de 100 gestores e técnicos de projetos de desenvolvimento produtivo rural de 15 países da América Latina. A organização ficou a cargo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, Programa Semear Internacional – PSI, Comissão Nacional de Florestas do Governo do México – CONAFOR, Projeto de Desenvolvimento Sustentável para Comunidades Rurais em Zonas Semiáridas – PRODESZA, e Centro Mesoamericano para o Intercâmbio de Conhecimentos e Experiências Florestais no México.

O intercâmbio, totalmente realizado na modalidade remota, teve dois objetivos principais: dar seguimento ao diálogo iniciado em agosto de 2020, como oportunidade de responder às indagações identificadas naquele momento, e aprofundar o debate e a promoção de trocas de conhecimento sobre as estratégias de saída e de sustentabilidade dos projetos apoiados pelo FIDA. Dessa maneira, a ideia é garantir que as ações dos projetos poderão continuar contribuindo, mesmo após o fim deles, para o desenvolvimento rural. Com o fito de contribuir para os entendimentos, o evento ainda contou com tradução simultânea e com facilitação gráfica – também em tempo real.

Em ambos os dias, realizaram suas apresentações o PRODESZA, o Projeto Dom Helder Câmara II – PDHC II, o PSI e o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE. No primeiro dia, o foco foi no componente social, que abarcou temas como a organização social dos projetos e o desenvolvimento de capacidades gerenciais instaladas em grupos e comunidades; a assistência técnica e extensão rural – ATER; a participação de grupos prioritários, como juventudes, mulheres e comunidades tradicionais; a Gestão do Conhecimento e Comunicação, e as redes de cooperação.

Já no segundo dia, as falas e debates foram concentradas no componente técnico, com o consequente e necessário acompanhamento pós-projeto, e no componente político, visando a uma sustentabilidade institucional, com a possibilidade de uma articulação dos projetos com outras instâncias públicas e privadas. Houve, ainda, uma ampla contextualização sobre as possbilidades de estratégias de sustentabilidade em projetos de desenvolvimento rural, a apresentação das rotas críticas para a sustentabilidade e a demonstração tanto das lições aprendidas quanto dos fatores de êxito.

Entre os painelistas, estiveram presentes: Claus Reiner, Diretor de País FIDA Brasil e Chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular; Francisco Pichón, Diretor de País FIDA México; Léon Jorge Castaños Martínez, Diretor Geral da CONAFOR; Gabriel Delgado, Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA Brasil; Silvia Murillo Cardoza, Coordenadora do PRODEZSA; Maria Aparecida Henriques, Gerente de Desenvolvimento Humano do PROCASE; Vanessa Silva, Especialista em M&A do PDHC II; Nicholas Queiroz, Gerente Produtivo do PROCASE; Moira del Ponte, Enlace Programa México, Hub Panamá do FIDA; Pedro Bavaresco, Especialista em M&A do PDHC II; Júlio Worman, Analista de Programa de País FIDA Brasil; Emmanuel Bayle, Consultor do FIDA; Fabiana Viterbo, Coordenadora do PSI; e Ruth Pucheta, Gerente de Cooperação Sul-Sul do PSI.

Como resultado do intercâmbio e das reflexões e diálogos que ele proporcionou, será realizada uma sistematização de Rotas da Sustentabilidade, em formato de guia prático, que também poderá apoiar outros projetos e programas da América Latina em fase de encerramento, bem como o desenho de novas operações na região. Para saber mais sobre o evento Estratégias de Sustentabilidade de Projetos e Programas financiados pelo FIDA no Brasil e no México, basta acessar o micro site desenvolvido pelos organizadores:

https://cmicef.org/intercambio-estrategias-de-sostenibilidad-de-proyectos-fida-brasil-y-mexico/