[gtranslate]

N Notícias

Intercâmbio internacional com a África tem evento de encerramento

28/07/2020

Para marcar o encerramento do intercâmbio internacional “Disseminação do uso das Cadernetas Agroecológicas: uma experiência de sucesso nos projetos FIDA no Brasil”, ocorreu hoje a conferência “Mulheres, guardiãs dos sistemas alimentares sustentáveis: parcerias estratégicas para o empoderamento feminino”. Gratuito e aberto ao público, o evento foi realizado na plataforma online “Alimenta CPLP!”, uma ferramenta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, facilitada tecnicamente pela ACTUAR – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento.

O conjunto das atividades, tantos os três dias do intercâmbio internacional quanto a conferência de encerramento, foi fruto de uma parceria entre o Programa Semear Internacional, o Projeto Políticas Alimentares Sustentáveis em São Tomé e Príncipe (PAS-STP), o IFOAM – Organics Internacional, a Plataforma Alimenta CPLP! e a Rede das Margaridas da CPLP.

Entre os palestrantes, estiveram cinco brasileiros de destaque no tema: Fabiana Viterbo, Coordenadora do Programa Semear Internacional; Maria Iris Tavares, Coordenadora do Projeto Paulo Freire (Ceará); Júlio Worman, Analista de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA; Rodolfo Daldegan, Oficial de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA; e Emma Siliprandi, Coordenadora da Unidade Agroecologia da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO.

Houve, ainda, a participação de agricultoras familiares, do Instituto Nacional de Gênero e de doadores e agências internacionais. Esse foi apenas o primeiro intercâmbio internacional de uma sequência de outros que virão dentro da série “Brasil & África – Fortalecendo a equidade de gênero”, idealizada pelo Programa Semear Internacional.