[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional realiza Intercâmbio em Gestão do Conhecimento

10/10/2021

Nos próximos dias 13 e 15 de outubro, acontece o Intercâmbio de Experiências em Gestão do Conhecimento, organizado pelo Programa Semear Internacional, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O evento tem a finalidade de apresentar as estratégias e práticas de Gestão do Conhecimento voltadas para o desenvolvimento rural, com base na experiência consolidada do Programa Semear Internacional em apoio aos projetos financiados pelo FIDA no Brasil e em outros países parceiros. Dessa forma, a ideia é debater sobre esses aprendizados, reforçando a relevância dos investimentos em Gestão do Conhecimento como forma de aprimoramento das operações dos projetos e programas do FIDA, uma vez que a Gestão do Conhecimento incentiva a inovação, a escalabilidade e a sustentabilidade.

Entre as atividades da programação, ao longo dos dois dias, estão previstas:

  • Contextualização sobre a Gestão de Conhecimento para Projetos de Desenvolvimento Rural, com Claus Reiner, Diretor de País do FIDA para o Brasil e Chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular, e com Gabriel Delgado, Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA Brasil.
  • Alinhamento conceitual sobre Gestão do Conhecimento, com o consultor André Saito, do Programa Semear Internacional.
  • Apresentação das estratégias e resumo inicial dos resultados, com Fabiana Viterbo, Coordenadora do Semear Internacional.
  • Apresentação das principais Boas Práticas em Gestão do Conhecimento do Programa Semear Internacional, com Adalto Rafael (Gerente de M&A), Gabriel Monteiro (Assessor de Comunicação), Ruth Pucheta (Gerente de Cooperação Sul-Sul) e Aline Martins (Gerente de Gestão do Conhecimento).
  • Apresentação de caso: Centro Mesoamericano para el Intercambio de Conocimientos y Experiencias Forestales, México – CMICEF.
  • Desafios da Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Rural e resumo das ações de Gestão do Conhecimento vivenciados pelos participantes, com André Saito.

Segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, a Gestão do Conhecimento é um recurso estratégico que serve para melhorar os processos de produção do conhecimento, garantir a disponibilidade de conhecimentos relevantes e críticos, e contribuir para agregar valor às organizações e às vidas cotidianas das pessoas. Trata-se de um conjunto de práticas aplicadas de forma transversal a diversas disciplinas, sobretudo gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e também a áreas mais tradicionais como economia, sociologia, psicologia e marketing. Parte-se do princípio de que saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade. O conhecimento necessita  de gestão, processo de armazenagem, zelo na guarda de suas informações, gerenciamento e canais para a sua disseminação.

A Gestão do Conhecimento abrange o capital intelectual, o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar e a inteligência organizacional, preocupando-se com a geração e a partilha do conhecimento, e das ferramentas a serem utilizadas na comunicação e organização de determinado conteúdo. Ela amplia a vantagem das organizações, reduz custos com P&D (Planejamento e Desenvolvimento), promove a geração de novos modelos de negócio, garante um melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da organização, dá suporte às tomadas de decisão e às melhorias na produção e na prestação de serviços. Em suma, é uma modalidade de gestão que facilita o controle e o acesso às informações relevantes num processo de trabalho e a administração de seus meios.