[gtranslate]

N Notícias

Intercâmbio Argentina – Brasileiras conhecem técnicas de armazenamento de água em escola da zona rural

Província de Salta, Argentina – As oito brasileiras que estão na Argentina participando da primeira edição dos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina – Acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – Chaco Trinacional, começaram as visitas em campo em comunidades rurais na manhã desta quarta-feira (7).

Integrando a comitiva que reúne quarenta pessoas de vários países da América Latina, as técnicas e beneficiárias de projetos apoiados pelo FIDA na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), conheceram uma experiência de captação de água que uma escola municipal desenvolveu há cerca de um ano, um trabalho bem semelhante feito nas áreas do semiárido brasileiro.

A técnica foi desenvolvida para assegurar o abastecimento de água de 70 alunos da comunidade Wichi Lewhetes, que pertence a cidade de Morillo. Após a implantação, a comunidade conseguiu autonomia para garantir água em todo o ano letivo.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, IICA, Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e FUNDAPAZ, em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá