[gtranslate]

N Notícias

Intercâmbio Argentina – Abertura oficial do evento que reuniu brasileiras e representantes de várias entidades da América Latina

Salta, Argentina – Foi aberta na manhã da terça-feira (6) a primeira edição dos “Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina – Acesso aos recursos naturais e mapeamento participativo – Chaco Trinacional”, que reuniu 40 pessoas de vários países da América Latina, oito delas, técnicas e beneficiárias de projetos atendidos pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. A ida das brasileiras é fruto de uma ação do programa Semear Internacional.

Fazem parte da comitiva representantes dos projetos apoiados pelo FIDA na Paraíba (Procase), Piauí (Viva o semiárido), Ceará (Paulo Freire) e Sergipe (Dom Távora), assim como organizações da sociedade civil no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e El Salvador.

Durante a abertura, a gerente de Cooperação Sul-Sul do programa Semear Internacional, Ruth Pucheta, falou sobre as ações do FIDA no Brasil e o trabalho do Semear Internacional. “A ideia foi mostrar um pouco do trabalho do FIDA com investimentos na área do desenvolvimento rural, através de seus projetos produtivos nos estados, e na gestão do conhecimento, através do Semear Internacional”, disse. Na solenidade ainda foi exibido uma reportagem em vídeo produzida pela equipe de Comunicação do programa sobre as ações do FIDA e do Programa.

O especialista em Cooperação Técnica do Internacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Rodolfo Daldegan, deu as boas vindas aos participantes e saudou as brasileiras presentes no evento, e destacou a ação do Instituto em 34 países. “O IICA tem experiência com a temática de Desenvolvimento Rural Sustentável, relacionando questões sociais com o câmbio climático e o acesso a água e aos recursos naturais”, explicou durante sua participação. 

O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América e FUNDAPAZ, em parceria com a International Land Coalition e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá.