[gtranslate]

N Notícias

Inscrições do Prêmio Juventude Rural Inovadora vão até 15 de abril

31/03/2021

A segunda edição do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe tem o objetivo de selecionar as melhores soluções que constituam exemplos de boas práticas e tecnologias aplicadas e implementadas para superar os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Essas iniciativas devem ser efetivas na resolução de questões relativas à área rural, em especial de pequenos agricultores locais. Para participar, os concorrentes precisam ter entre 18 e 35 anos e devem se inscrever no site abaixo, até o próximo dia 15 de abril, seguindo as orientações do regulamento, que também está disponível nesse mesmo endereço eletrônico.

www.premiojovemrural.org

O Prêmio é uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização das Nações Unidas, e é cofinanciado pelo Mecanismo de Cooperação Sul-Sul e Cooperação Triangular entre a China e o FIDA. Serão dez iniciativas selecionadas, distribuídas em cinco categorias: soluções de comercialização e acesso a mercados; soluções para conectividade; inclusão financeira; reciclagem e energias alternativas; e empoderamento feminino e inclusão de gênero. No momento da inscrição, é preciso indicar a qual categoria está concorrendo. Os vencedores receberão prêmios em capacitação, equipamento e divulgação internacional.

Para o FIDA, inovação é a mudança que ocorre ao se introduzir ou adaptar uma novidade a diferentes contextos. Ela é o resultado de um processo de solução de problemas, que inclui atividades técnicas, de concepção, desenvolvimento e gerenciamento que podem resultar na comercialização de novos produtos ou serviços ou na iniciação de novos processos. Desenvolvimento de fontes de fornecimento de matérias-primas e criação de estruturas de mercado também estão entre as dimensões de inovações consideradas pelo FIDA.

Por isso, o painel avaliador do Prêmio, que será composto por especialistas selecionados, considerará os seguintes critérios de avaliação: grau de inovação; resultado e impacto na superação do desafio relacionado aos problemas da pandemia de COVID-19; potencial de replicabilidade; perfil do jovem ou da equipe de jovens; impacto gerado para minorias, especialmente mulheres; impacto gerado para combater o isolamento e conectar pessoas; modelo de negócio e proposta de valor; e conhecimento sobre o mercado. Além de poder ser feita individualmente, a inscrição pode acontecer também em grupos ou instituições, desde que tais grupos sejam compostos por, no mínimo, 80% de jovens de 18 a 35 anos.

O Prêmio Juventude Rural Inovadora acredita que a inovação deve ser sustentável e colaborativa. É essencial, dessa forma, que as iniciativas participantes desenvolvam atividades que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS foram definidos, em 2015, como objetivos específicos da Agenda 2030. Representantes dos 193 Estados Membros da ONU reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, são mais de 1,2 bilhão de jovens, entre 15 e 24 anos, no mundo. Todas os dias, jovens enfrentam desafios para ingressar no mercado de trabalho e encontrar lugares decentes que garantam a estabilidade a longo prazo. Nas áreas rurais, os desafios se tornam ainda mais complexos. Restrições ao acesso à terra, aos recursos naturais, à financiamento, à tecnologia, ao conhecimento, à informação e à educação dificultam a contribuição dos jovens para a economia rural.

Poucos jovens podem permanecer nas áreas rurais e viver da agricultura. Geralmente, a única opção é migrar. Na América Latina e no Caribe, os jovens representam 25,3% da população e, em média, representam apenas 17,47% da população rural da região. O FIDA entende que investir na juventude é crucial para gerar um crescimento econômico rural sustentável. Os jovens estão mais dispostos a correrem riscos e estão mais aptos a inovar e adotar novas tecnologias. Essas habilidades serão fundamentais para a reforma do sistema alimentar e a adaptação ao desafio global da crise climática.

A cerimônia de premiação do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe acontecerá no final de junho de 2021. A data e o formato do evento (presencial, virtual ou híbrido) serão definidos e informados com a devida antecedência, considerando a evolução da pandemia de COVID-19 na região.