[gtranslate]

N Notícias

Inscrições abertas para webinário de lançamento do livro “Gastroquinta”

21/08/2020

Será na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, às 10h, o lançamento do livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”, produzido pelo Semear Internacional, um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA. O evento que lançará a publicação será online e acontecerá na plataforma Zoom, com suporte do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Para se inscrever e participar do webinário gratuitamente, basta preencher a ficha de inscrição disponível nesse link:

Ficha de Inscrição para webinário de lançamento do livro “Gastroquinta” – CLIQUE AQUI

Em seguida, todos os inscritos receberão, via email, o endereço da plataforma e a senha de acesso. O evento terá duração de 2 horas e após o seu término será disponibilizado, para download, o livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”, em formato eBook, aqui mesmo no portal do Semear Internacional, na seção de Publicações. A obra promove os princípios da agroecologia e da ecogastronomia e apresenta 15 receitas inéditas e inovadoras. Entre esses preparos, há dois, por exemplo, que utilizam a palma, uma espécie de cacto rica em minerais: o Palmashake e o Suco Detox de Palma.

Além do lançamento do livro, o webinário debaterá outros temas, como a importância dos quintais produtivos para a alimentação das famílias rurais e a comida afetiva elaborada com ingredientes do semiárido. Por conta disso, foi escolhido um nome mais amplo para o conjunto das atividades do evento online: “Gastroquinta: os produtos dos quintais contribuindo para os hábitos alimentares e para a segurança alimentar e nutricional”.

O webinário é uma realização do Programa Semear Internacional, em parceria com o Projeto Viva o Semiárido – PVSA, desenvolvido no estado do Piauí, e o Fundo Internacional de Investimento Agrícola – FIDA. Entre as especialistas convidadas para o debate, estão Júlia Aires, engenheira agrônoma e especialista em agricultura tropical; Revecca Tapie, pesquisadora em ecogastronomia e mestra em turismo rural e desenvolvimento territorial; e Perpétua Macêdo, historiadora, especialista em psicopedagogia, agricultora e beneficiária do PVSA.

CONVIDADAS:

Surgimento do termo “Gastroquinta”

O surgimento do nome GASTROQUINTA aconteceu depois que um grupo de jovens percebeu que 90% dos insumos das receitas mais executadas no sertão do Piauí estava vindo dos próprios quintais produtivos das mulheres da região. A ideia era encontrar um conceito que pudesse representar essa criação de cardápios inovadores a partir dos alimentos nativos e produzidos pelas comunidades locais. E com o objetivo final de disseminar não só o termo, mas também, e ainda mais, a própria prática.

Ademais, os jovens também observaram que esse tipo de gastronomia tem resgatado e aumentado um costume muito antigo no meio rural, que é a troca de produtos entre os moradores. O que uma família não tem, a família vizinha possivelmente terá. Nas receitas do livro “Gastroquinta: comida do quintal para a mesa”, apenas um produto foi necessário ser comprado no mercado: o açúcar. Todos os demais estavam nos quintais das comunidades rurais.

É importante lembrar que um dos princípios da GASTROQUINTA é estimular o uso de alimentos agroecológicos, uma vez que os quintais não usam agrotóxicos, diminuindo os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Antecedentes

Entre os eventos que ajudaram a fomentar o surgimento do conceito da GASTROQUINTA estão a Oficina Gastrotinga, que fez parte das atividades do II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro, e o Intercâmbio em Ecogastronomia, ambos realizados pelo Programa Semear Internacional. O primeiro aconteceu em Picos, no interior do Piauí, e reuniu 500 jovens nordestinos, enquanto o segundo, em parceria com o Slow Food, foi realizado na comunidade quilombola de Brejões, em Ilha das Flores, Sergipe. O intercâmbio, primeiro realizado em território sergipano sobre o tema, ainda contou com oficinas gastronômicas, com três chefs de cozinha: chef Timóteo Domingos, idealizador do Projeto Gastrotinga e autor do livro “O Chef do Sertão”, chef Seichele Barbosa, de Sergipe, e chef Leila Carreiro, da Bahia.