[gtranslate]

N Notícias

Iniciativa do Semear Internacional leva brasileiros para intercâmbio em Moçambique

Quatro brasileiros, entre técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (FIDA) no Brasil, participaram em Xai-Xai, Moçambique, do Encontro Global de Talentos Rurais, que reuniu profissionais de doze países da América Latina, África Central e Ocidental, África Oriental e do Sul, além da Ásia e Pacífico. A ida dos brasileiros para o evento foi uma iniciativa do Programa Semear Internacional, a partir de um trabalho conjunto com a Corporação de Treinamento Regional em Desenvolvimento Rural (PROCASUR).

Da Bahia, participaram do intercâmbio Cleiton Lin, técnico do programa apoiado pelo FIDA no estado, Pró-Semiárido, e o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro. Já do Piauí, visitaram as experiência no país africano o coordenador de projetos do Vale do Sambito, território do Projeto Viva o Semiárido PVSA), Joaquim Ribeiro Magalhães, e a beneficiária do PVSA, Marcília Rodrigues de Sousa, que faz parte da comunidade quilombola Saco do Cortume.

O evento foi aberto oficialmente na manhã da segunda-feira (23) com a presença da governadora da Provincia de Gaza, Stella Novo Zeca, o administrador do distrito de Xai Xai, Gabriel Dove, e o oficial de programas do FIDA para Moçambique, Custodio Mucavel.

Na programação, que seguiu até o dia 25 de abril, a delegação brasileira visitou os distritos de Zagala e Manjacaze, e conheceram atividades produtivas na área da mandiocultura. Eles ainda conheceram a comunidade Vuneka Malta, que é uma associação formada por 28 mulheres beneficiárias do projeto apoiado pelo FIDA em Moçambique, ProSul, e trabalham com o beneficiamento da mandioca, produzindo farinha, bolo, biscoito. Os brasileiros ainda mostraram experiências exitosas praticadas no Brasil com o apoio dos projetos aos quais fazem parte.

O Encontro promoveu uma troca de saberes entre todos os envolvidos, onde foram abordados casos e experiências relevantes de inclusão de talentos rurais nos sistemas de assessoria e assistência técnica rural, públicos e privados. As experiências visitadas e compartilhadas durante o evento serão replicadas nos países de origem de cada participante.

Para a participação no Encontro, foram ofertadas 100 vagas para participantes dos 12 países. A ida dos brasileiros para o evento, foi resultado de um trabalho da gerência de Cooperação Sul-Sul do Programa Semear Internacional