[gtranslate]

N Notícias

Formatura dos jovens dos TA Brasil acontece em Salvador

20/12/2021

*créditos das fotos: Fabiana Dumont Viterbo.

O mês de dezembro de 2021 foi o momento de realizar a formatura simbólica dos jovens gerentes dos Territórios de Aprendizagem Brasil, depois de dois anos de uma intensa trajetória que envolveu as formações educativas e as atividades práticas cotidianas do projeto TA Brasil, coordenado pelo Programa Semear Internacional e pela Corporação PROCASUR. Além da própria formatura, em que os participantes do projeto receberam seus certificados, o evento englobou também o Encontro de Avaliação e Planejamento, que foi realizado durante dois dias, no Portobello Ondina Praia Hotel, em Salvador, com todas as medidas sanitárias de segurança sendo seguidas à risca. No total, estiveram presentes jovens de cinco Territórios de Aprendizagem que foram constituídos ao longo da execução do projeto:

1) ARANDELAS – Território de Aprendizagem da Bahia – Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru
2) Território de Aprendizagem do Sertão Central
3) Raízes Nativas – Território de Aprendizagem da Paraíba
4) TAAPE – Território de Aprendizagem do Agreste de Pernambuco
5) TAPI – Território de Aprendizagem do Piauí – Guaribas e Vale do Itaim

Os objetivos do encontro foram os de refletir sobre o percurso de estruturação e consolidação de cada um dos Territórios de Aprendizagem, identificar lições e aprendizagens, além de planejar as ações de fortalecimento dessa estratégia de Gestão de Conhecimento (os próprios TA Brasil). Durante o desempenho das atividades, foram compartilhadas, de forma constante, experiências e conhecimentos, de modo que os mesmos pudessem servir de fonte de inspiração para as outras equipes.

Entre os exercícios, alguns destaques foram a apresentação do funcionamento do mercado público e outros mercados de serviços técnicos no Brasil, o concurso de conceitos-chaves, a sistematização dos produtos de cada TA, as dinâmicas de identificação de capacidades formadas nas equipes dos TA, a síntese do percurso com três aprendizagens de relevo, e o exercício em plenária para identificar e acordar estratégias para o futuro dos TA no mercado dos serviços técnicos. Paralelamente, foi realizada uma feira dos produtos de Gestão de Conhecimento oferecidos pelos TA, como cardápio de talentos, oferta de soluções e produtos de comunicação.

Da equipe do Programa Semear Internacional, estiveram presentes: a Coordenadora Fabiana Dumont Viterbo, a Gerente de Cooperação Sul-Sul Ruth Pucheta, que também é o ponto focal do Projeto Territórios de Aprendizagem, e a Assistente Administrativa Ana Luiza Palma Santos. Já da Corporação PROCASUR, participaram o Presidente Juan Moreno Belmar, e o ponto focal da PROCASUR no Brasil Mireya Valencia.


Sobre Territórios de Aprendizagem no Brasil

Territórios de Aprendizagem no Brasil é uma proposta de escalonamento de inovações a partir da Gestão do Conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais e, ainda, uma estratégia de saída dos projetos apoiados pelo FIDA. Através desta metodologia, investe-se em potencializar e organizar pedagogicamente os saberes dos talentos locais de cada território, construindo propostas de capacitação e formação in loco e com soluções úteis para outros operadores de inversão pública e privada em desenvolvimento rural, possibilitando que os talentos locais gerem ingressos extras a partir da venda de serviços de conhecimento.

Trata-se de uma forma inovadora de gestão do conhecimento local. O programa prepara as comunidades para oferecerem formação e capacitação contínua aos seus produtores/agricultores, dirigida por eles mesmos, com metodologias de aprendizagem entre pares, centradas na transmissão de conhecimento, no intercâmbio de experiências e a na aprendizagem teórica e prática com ênfase em sua aplicabilidade prática. Um dos principais objetivos do Programa de Territórios de Aprendizagem é que os membros das comunidades sejam reconhecidos no mercado dos serviços técnicos rurais como fornecedores remunerados de serviços de Gestão do Conhecimento e Assessoria e Assistência Técnica Rural.

O Programa de Territórios de Aprendizagem é cofinanciado pelo Programa Semear Internacional e pela PROCASUR. O Programa Semear Internacional investiu, aproximadamente, USD 78.000 (R$ 400.000) oriundos do FIDA, enquanto a PROCASUR fez um aporte de, aproximadamente, USD 38.000 (R$ 200.000). Há, ainda, os recursos indiretos investidos pelos projetos Pró-Semiárido, Viva o Semiárido, PROCASE e Dom Helder Câmara II, além das Organizações de ATER, Associações e Cooperativas parceiras.