[gtranslate]

N Notícias

FIDA visita doze municípios cearenses durante missão de supervisão realizada no projeto Paulo Freire

A equipe técnica do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) iniciou na última segunda-feira, 20, a missão de supervisão do Projeto Paulo Freire em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Além de Fortaleza como sede dos encontros à elaboração do resumo das atividades de campo, a equipe está percorrendo outros 11 municípios do interior do estado até 31 de agosto.

O primeiro ato da missão foi marcado por um encontro do grupo do FIDA junto ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, acompanhado da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, e assessores da gerência do programa. O foco do encontro foi a apresentação do balanço de atividades e os números alcançados pela parceria entre o FIDA e o Governo do Estado do Ceará desde 2013, quando do acordo de estruturação.

Estiveram na comitiva na SDA o oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, e os especialistas Emmanuel Bayle (Desenvolvimento Rural), Danilo Pisani (Gerenciamento Financeiro), Leandro Bullor (Análise Econômica e Financeira), Luciana Matte (Aquisições e Contratações), Pablo Sidery (Desenvolvimento de Capacidades e Assessoria Técnica), Pedro Meloni (Arranjos Produtivos), Giulia Pedone (Focalização, Gênero, Juventude e Comunidades Tradicionais), Rodrigo Dias (Planejamento, Monitoramento e Avaliação) e Gleice Santos (Comunicação e Gestão do Conhecimento).

No primeiro dia de atividades em campo, a comitiva iniciou a terça-feira, 21, conhecendo o projeto Artesanato e Quintais Produtivos com Aves na comunidade de Boa Vista, em Irauçuba. O grupo estará também em Coreaú e Tauá, observando os projetos de quintais com aves, suínos, biodigestores, horticultura e juventudes; criação de ovinos, caprinos e aves, encerrando as atividades em Sobral, na Região Norte.

Na rota da missão estão ainda os municípios de Massapê, Mucambo, Reriutaba, Ipueiras, Quiterianópolis, Hidrolândia e Parambu até a quinta-feira, 23. Entre os dias 24 e 31 o grupo prevê a elaboração e assinatura do memorando com base nos dados coletados durante as visitas.

Acompanham a missão os técnicoS das entidades executoras do Projeto Paulo Freire nos territórios de Sobral e Inhamuns: Cetra, IAC, Cealtru, Cáritas e Esplar; e as/os técnicas/os da Unidade Gerenciamento de Projeto: Regina Cavalcante, Rogério Abreu, Francisca Sena, Eliane Saboya, Jocimar Ayres, Ítalo Capistrano, Lydiane Mourão, Maristela Calvário.

Reportagem e fotos: Rones Maciel