[gtranslate]

N Notícias

FIDA recebe homenagem durante abertura do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar, em Fortaleza-CE

Na solenidade de abertura da 11ª Reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, o gerente de programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o Brasil, Paolo Silveri, recebeu uma comenda em reconhecimento pelo apoio do FIDA a todas as edições do evento, que vem discutindo ações e projetos relacionados a agricultura familiar e a segurança hídrica, aplicados em todos os Estados.

A abertura contou com a presença do secretário Chefe da Casa Civil Nelson Marins, representando o governador do Ceará, secretários estaduais de agricultura e desenvolvimento agrário do Ceará, Bahia, Maranhão, Sergipe e Pernambuco, além de representantes, presidente de Emater e outras autoridades de todos os Estados do Nordeste e Minas Gerais.

Neste primeiro evento de 2018, o Fórum completa três anos ininterruptos de atividades, após percorrer os dez estados no seu primeiro ciclo de debates. Um período marcado por mudanças drásticas e traumáticas na institucionalidade brasileira, com fortes impactos nas políticas de superação da pobreza e de apoio à agricultura familiar brasileira. Para comemorar esse fato, foi entregue para as autoridades atuantes em todas as edições do Fórum uma comenda de gratidão e compromisso na consolidação do evento.

Segundo o secretário Nelson Martins, a riqueza de conteúdo apresentado no Fórum enriquece qualquer debate sobre agricultura familiar. “Eu fui secretário do Desenvolvimento Agrário e sei da importância de políticas públicas voltadas para essa área, pois o homem e a mulher do campo precisam e muito de ações e o Governo do Ceará é referência na implantação de ações para o campo”.

A reunião é um espaço de reflexão e articulação política e técnica da área agrícola da região. A programação é voltada para temas que valorizem e incentivem o desenvolvimento dos territórios e da agricultura, gerando acesso às novas oportunidades produtivas, além de reforçar a importância do Fórum na atual conjuntura.

“O Fórum, que teve sua primeira reunião aqui em Fortaleza em 2015, já é um instrumento muito importante de discussão agrária do país, pois Estados do Nordeste se unem, compartilhando experiências e contribuindo para o Desenvolvimento Agrário da região”, comemorou o secretário Dedé Teixeira.

Esta edição é executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), FIDA e Semear Internacional. O Fórum já conta com a adesão de todos os Estados da Região Nordeste e do Estado de Minas Gerais, através das secretarias de agricultura, reforma agrária e do desenvolvimento agrário dos estados.