[gtranslate]

N Notícias

FIDA realiza missão remota no Piauí e alcança êxito total

15/06/2020

Foi encerrada, na última sexta-feira [12], a Missão de Supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola [FIDA] junto ao Projeto Viva o Semiárido [PVSA], com atuação no Estado do Piauí. Essa foi a primeira missão feita inteiramente de forma remota no Brasil, seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saude. Outras missões telepresenciais já haviam ocorrido esse ano no país, após o início da pandemia, porém foram missões de apoio, com as da Paraíba, Bahia e Ceará. No Piauí, a missão de supervisão começou no dia 01 de junho e contou com 32 videoconferências, envolvendo representantes do Governo, do FIDA, das entidades coexecutoras, das empresas prestadoras de assistência técnica e das comunidades.

O Oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, ressalta que a missão conseguiu verificar um avanço significativo do PVSA, que entrará no seu último ano de execução a partir de 01 de julho. “Constatamos que, hoje, o Projeto trabalha com 23 mil famílias, sendo que a meta inicial era de 22 mil famílias, o que representa o atingimento de 105% da meta. A execução física e financeira também já é bastante contundente, alcançando 90%”, comemora Vieira. São 211 projetos de investimento produtivo implementados pelo PVSA, abarcando diversas áreas de inclusão produtiva, como apicultura, fruticultura, piscicultura, mandiocultura e, também, atividades não agrícolas, como artesanato. Paralelamente, há o trabalho de assistência técnica sistemática, que conta com uma rede de nove parceiros, principalmente da sociedade civil – empresas que têm muitos conhecimentos nas suas respectivas áreas. Uma metodologia, portanto, combinada: investimento produtivo para geração de renda, que é um dos pilares do PVSA, e uma assessoria técnica que visa garantir a sustentabilidade desses investimentos.

 

Pesquisa virtual com beneficiários

Uma importante inovação que veio também no bojo da missão de supervisão foi a aplicação de uma pesquisa virtual de resultados junto a uma amostra de 1.300 beneficiários atendidos pelo PVSA. Eles receberam questionários online para medir os resultados dos projetos nos quais estão inseridos. Foi a primeira vez que a pesquisa foi realizada remotamente, de forma piloto, mas ela funcionou tão bem que será aplicada novamente no próximo ano, antes da avaliação de impacto do Projeto. Para o Secretário de Agricultura Familiar do Piauí, Herbert Buenos Aires, este foi um ponto de destaque da missão que poderá resultar num novo formato de avaliação. “Todos ficamos impressionados com os depoimentos enviados por agricultores e agricultoras familiares. Por meio dos vídeos, eles puderam expressar as dificuldades e de que formas foram beneficiados ao longo dos últimos anos com os projetos de inclusão produtiva”, comentou o gestor.

Entre os resultados da pesquisa, é possível relatar, por exemplo, que 90% das famílias aponta um aumento da produção e que 95% delas passou a adotar novas práticas rurais e tecnologias. E muito importante: mais de 90% das famílias afirma que houve um aumento da renda média em mais de 20%. Segundo Hardi Vieira, esses são indicadores fundamentais que mostram, de maneira bastante consistente, a importância do trabalho do PVSA no campo. “Nessa altura da implementação do Projeto, é importante que nós consigamos informações sobre o avanço das ações e, dessa maneira, consigamos completar todo o marco lógico dele”, pontua o Oficial.

 

Cadernetas Agroecológicas

Outro relevante tema discutido durante a missão girou em torno da relevância das Cadernetas Agroecológicas, que servem, em última instância, para visibilizar o trabalho das mulheres no campo e os resultados desses trabalhos. Por meio dessa ferramenta, foi detectado, por exemplo, um aumento médio de R$ 418,00 na renda mensal das mulheres que receberam investimentos nos seus quintais produtivos. Hoje, o PVSA realiza o acompanhamento de 135 Cadernetas Agroecológicas. O Oficial do FIDA explica que “essa é uma iniciativa do Programa Semear Internacional e foi implementada não só no Projeto Viva o Semiárido, mas em outros projetos FIDA no Nordeste. Uma iniciativa que a gente acredita ser crucial para a visibilidade das mulheres ruaris”.

 

Avaliação geral e a expectativa de renovação da parceria, com um projeto mais amplo,
o Piauí Sustentável e Produtivo

A conclusão geral é de que, apesar de ter sido inteiramente remota, a missão foi um sucesso e conseguiu avançar em temas sensíveis, como o estabelecimento de um cronograma para a implementação de sistemas agroecológicos em 70 escolas rurais do Semiárido do Piauí. Será uma ação piloto que irá aumentar bastante o público beneficiário de jovens, principalmente com relação à educação contextualizada. Um novo cronograma foi também estabelecido para a implementação dos três pilotos do programa Água Doce, que visa à instalação de dessalinizadores utilizados na agricultura biossalina. O Superintendente do Desenvolvimento Rural da SAF, e Coordenador do PVSA, Francisco das Chagas Ribeiro, avaliou que o êxito da missão se deveu à dedicação de ambas as equipes, tanto a do Governo do Piauí quanto a do FIDA. “Mesmo com o ritmo acelerado na realização das videoconferências, a participação foi de 100% das equipes e dos envolvidos, o que reduziu a dificuldade de avaliação pelos consultores”, frisou Ribeiro.

Dessa maneira, a expectativa é de renovação da colaboração entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e o Governo do Estado, com o anúncio de um projeto mais amplo, o Projeto Piauí Sustentável e Produtivo, que aguarda aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), e será cofinanciado pelo FIDA e pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Além de dar continuidade ao Projeto Viva o Semiárido, com ações na área da agricultura familiar, o programa irá inserir eixos relacionados à infraestrutura hídrica e ações ambientais, com o investimento no valor de 125 milhões de dólares, aproximadamente 600 milhões de reais. A expectativa é que o novo projeto, que também irá abranger mais áreas e municípios do que os abrangidos pelo PVSA, possa iniciar logo após a finalização do PVSA, no segundo semestre de 2021.