[gtranslate]

N Notícias

FIDA promove Prêmio à Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe

O Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) promoverá prêmio que busca identificar e promover iniciativas feitas por jovens para inovação na área rural. A premiação acontecerá em maio de 2020 e aceitará inscritos em oito categorias, à partir de Janeiro de 2020.

No Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, as Nações Unidas anunciaram o Prêmio à Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe (LAC). Em participação no evento “Smart Rural Communities” em Montevidéu no último dia 06 de agosto, Emily Baldassari, Expert do FIDA para o Cone-Sul, destacou a importância da iniciativa para fomentar a participação do jovem na economia rural, gerando mais oportunidades de emprego e novas formas de conhecimento.

Inscrições serão abertas em janeiro de 2020. Serão aceitas propostas de jovens de 18 a 35 anos, nacionais e residentes da região LAC, que tenham uma iniciativa inovadora já implementada e validada. Ao todo, até dez iniciativas serão premiadas nas seguintes categorias:

  • Conservação
  • Sustentabilidade
  • Mudanças climáticas
  • Comunicação e tecnologia
  • Inclusão financeira
  • Educação
  • Segurança alimentar
  • Geração de renda

Ainda, uma categoria destaque será realizada para aquelas que promovam a diversidade. Iniciativas feitas por e para mulheres, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência(s) e/ou outros, concorrerão em uma 9ª categoria para inclusão de grupos vulneráveis – sendo que até duas propostas poderão ser premiadas.

As iniciativas concorrentes serão analisadas por um Comitê Avaliador composto por técnicos e especialistas da ONU, além de representantes de organizações parceiras e da iniciativa privada. Os critérios de avaliação serão: (i) grau de inovação, (ii) potencial de escalabilidade e replicabilidade, (iii) resultados e impactos para o desenvolvimento rural e também para os grupos vulneráveis, (iv) modelo de negócios e a proposta de valor e (v)  conhecimento sobre o mercado.

Os prêmios estão em fase de preparação e serão oficialmente divulgados até dezembro de 2019. Incluirão recursos financeiros, produtos, serviços e/ou treinamentos e serão oferecidos junto à iniciativa privada e demais agências do Sistema ONU.

Além dos prêmios, as iniciativas ganhadoras terão a chance de participar de viagens de intercâmbio na região – seja com agências da ONU ou iniciativa privada – para incentivar a replicabilidade em diferentes países. Também contarão com divulgação nos canais do Prêmio e do FIDA, além de vídeos de divulgação.

A iniciativa é desenvolvida pelo escritório de Cooperação Sul-Sul e Gestão de Conhecimento do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O FIDA investe na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência.

Para mais informações, contate o Centro em premiorural@ifad.org ou siga-nos no Twitter e Instagram.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Carla Francescutti