[gtranslate]

N Notícias

FIDA participa do V Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, no Ceará

Leonardo Bichara – Oficial de Programas do FIDA para o Brasil

Evento reúne agricultoras e agricultores familiares de vários estados brasileiros em Juazeiro do Norte

Durante participação na abertura do “V Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores”, que acontece em Juazeiro do Norte, Ceará, o Oficial de Programas para o Brasil do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Leonardo Bichara, destacou a importância do evento organizado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), no tocante ao desenvolvimento rural. Ele falou ainda sobre a parceria entre as duas instituições, que segundo ele, só traz benefícios às áreas de atuação na região Nordeste.

“O FIDA tem projetos em comunidades rurais em todos os estados do Nordeste do Brasil, e o engajamento com a sociedade civil é fundamental para garantir a boa execução dos planos produtivos na ponta. Daí vem a relevância deste evento e de nossa parceria com a ASA, que tem grande capilaridade no semiárido, envolvendo várias  organizações de agricultoras e agricultores que ajudam o FIDA a implementar seus projetos com assessoria técnica de boa qualidade e participação direta dos camponeses”, disse.

Com o tema “Diálogo entre a sabedoria popular e a ciência para a construção dos conhecimentos para a convivência com o Semiárido”, o encontro reúne agricultoras e agricultores de todas as faixas etárias em três dias de evento no cariri cearense, com constantes momentos de interação entre os participantes, seja na troca de conhecimento, ou de insumos naturais como as sementes crioulas. Estão programadas plenárias, oficinas, visitas de campo, feiras e exposições.

Ainda estão programadas uma feira de Saberes e Sabores, com espaços reservados tanto para as sementes crioulas, quanto para a apresentação das inovações geradas com a experimentação de agricultoras e agricultores; e um ato público na colina do Horto de Padre Cícero para celebrar a capacidade e o potencial da agricultura familiar de produzir alimentos sem agrotóxicos e de forma harmônica com a natureza.

Fonte: Semear Internacional, com informações da assessoria da ASA