[gtranslate]

N Notícias

FIDA investe em novo projeto no Piauí

19/12/2019

Projeto Integrado de Segurança Hídrica, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Socioprodutivo. Esse é o nome da mais nova iniciativa  em negociação pelo FIDA, junto ao Governo do Estado do Piauí, que tem como objetivo principal a contribuição na melhoria de renda e qualidade de vida da população rural na bacia dos rios Piauí e Canindé através do acesso aos recursos hídricos, da transformação produtiva sustentável do fortalecimento das capacidades do setor público.

A ideia é elevar a oferta e o acesso a água para consumo humano, dessedentação animal e produção agropecuária aos beneficiários do projeto; promover a recuperação e preservação ambiental do bioma Caatinga da região; implantar o saneamento ambiental; promover a produção e uso de energias renováveis; realizar a regularização fundiária, especialmente das famílias de pequenos produtores e comunidades tradicionais na área atendida pelo projeto; diversificar a produção agropecuária; promover o acesso a mercados para produtos da Agricultura Familiar; e promover política de segurança alimentar e nutricional de famílias vulneráveis.

A área de intervenção do projeto abrange sete territórios de desenvolvimento e 138 municípios do Piauí, sendo 125 no semiárido e o restante em áreas de transição com predominância semiárida. Esses locais foram escolhidos por serem áreas prioritárias de intervenção, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito baixo e o índice de pobreza, alto. Pelo menos 217 mil famílias serão beneficiadas.

O valor total do cofinaciamento do novo projeto soma recursos de 150 milhões de dólares, o que equivale a R$ 580 milhões, tendo a carta consulta já elaborada e enviada ao Ministério da Economia.

Fotos: Edna Maciel