[gtranslate]

N Notícias

FIDA, IICA e UnB formarão agentes de comercialização com foco na agricultura familiar

Seminário e curso serão realizados no campus da UnB em Planaltina-DF reunindo comunidade acadêmica e técnicos de projetos apoiados pelo FIDA no Brasil

Cerca de 50 novos agentes de comercialização com foco na agricultura familiar serão formados, entre os dias 07 e 09 de maio, no Campus da Universidade de Brasília de Planatina (UnB), Distrito Federal. Participarão do curso, técnicos de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, e estudantes da UnB. No primeiro dia do evento, que será aberto ao público, haverá um seminário com uma palestra do diretor do departamento de Estruturação Produtiva da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/MAPA, Avay Miranda Junior, sobre políticas públicas de apoio a comercialização.

Para o Seminário de abertura, que começa às 14h30, estão confirmadas as presenças do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke; a decana de Extensão da UnB, Olgamir Amância Ferreira; o diretor da Faculdade Unb Planaltina, Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril; o Diretor País FIDA para o Brasil, Claus Reiner; o Representante IICA Brasil, Hernán Chiriboga; o coordenador do Projeto Monitora, Mário Lúcio de Ávila;  e a coordenadora do Programa Semear Internacional, Fabiana Dumont Viterbo.

A expectativa da coordenação do evento é que para o seminário participem cerca de 80 pessoas, entre representantes de instituições nacionais e internacionais, corpo docente e discente da UnB. Ainda faz parte da programação do seminário, painéis com experiências e boas práticas nas áreas de compras Institucionais, venda de produtos orgânicos pela internet, inclusão produtiva com segurança sanitária, entre outros.

Para o curso, que acontecerá entre os dias 08 e 09, são esperadas cerca de 40 pessoas, entre estudantes da graduação e pós-graduação da UnB, além de 10 técnicos dos projetos apoiados pelo FIDA de cinco estados. Os inscritos participarão de formações  que abordarão pontos como comercialização de produtos agroalimentares, comercialização em mercados institucionais, inovação na produção e comercialização, inserção em cadeias de valor e mercados internacionais, empreendedorismo e associativismo rural, e gestão de cooperativas e Associações.

“Este curso é mais uma ação que realizamos em parceria, cujo objetivo é formar assessores de mercado que trabalham em prol da agricultura familiar possibilitando acessar a diferentes mercados, analisando as diversidades e exigências de cada um, bem como apontando alternativas e estratégias que possam contribuir para dar aos produtores informações que os tornem mais preparados para superar as barreiras que restringem as operações comerciais.”, disse a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

Para as aulas, foram convidados representantes dos ministérios da Cidadania e Agricultura, Sebrae, Apex e Semear Internacional. O evento é uma realização do FIDA e IICA, através do Semear Internacional, e Universidade de Brasília, Campus de Planaltina.