[gtranslate]

N Notícias

FIDA elabora projeto de captação de recursos para continuidade de ações de convivência com o semiárido

Técnicos do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, na última terça-feira (07), da apresentação do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste. Uma proposta do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), junto com Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que tem por objetivo captar recursos do Fundo Verde do Clima, para aplicar em ações estratégicas que assegurem a continuidade do desenvolvimento rural na região semiárida do Nordeste do Brasil.

O projeto tem como base três componentes: Sistemas Produtivos Resilientes à Mudança Climática; Acesso à Água e Gestão do Conhecimento. Todos esses aspectos estão formatados para promover uma mudança de paradigma no sistema produtivo rural, para aumentar a resiliência climática e também a geração de renda de agricultores familiares e os serviços ecossistêmicos.

“O novo projeto que está se desenhando tem essa perspectiva de dar respostas concretas a Lei Estadual de Convivência com o Semiárido, dando passos efetivos. A Bahia é um estado candidato a fazer captação recurso e dar continuidade às ações do Pró-Semiárido, a partir de 2021″,  destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.

Hardi Vieira, oficial do Fida no Brasil, entidade que financia o Pró-Semiárido, por meio de acordo de empréstimo com o Governo do Estado, durante a apresentação institucional, explicou que o novo projeto terá recursos do do Fundo Verde do Clima, do Fida, e contrapartida do BNDES: “Teremos aí um montante total de US$ 202,5 milhões, aproximadamente R$ 800 milhões. Este projeto dará um passo a mais, além do aspecto produtivo e do que é renda, para que a gente tenha comunidades resilientes ao processo de mudança climática que vem afetando gravemente o semiárido no Brasil”, disse.

A apresentação do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste integra a programação da Missão de Apoio ao Pró-Semiárido, realizada por representantes do Fida. A Missão tem por objetivo monitorar e avaliar os principais avanços e ações estratégicas do projeto.

GCF

O Fundo Verde do Clima, conhecido popularmente pela sigla GCF (Green Climate Fund) é um mecanismo Criado pela Convenção do Clima das Nações Unidas (UNFCC) em 2010. Desde 2015, quando o Acordo de Paris foi assinado, ele tem a incumbência de apoiar países em desenvolvimento a limitar a emissão dos gases de efeito estufa e adaptarem-se à mudança climática. O capital do fundo é da ordem de UU$ 10 bilhões.

“O projeto vai abrir novas frentes de trabalho, a exemplo de como conduzir melhor a criação animal, como ter uma relação mais sustentável com a vegetação nativa, conservação do solo e gestão e armazenamento de água. Essa iniciativa reforça a sustentabilidade ambiental, econômica e social”, afirmou Emmanuel Bayle, coordenador técnico do Fida, explicando sobre o processo de construção de uma nova parceria institucional entre Fida, BNDES, GCF e estados brasileiros.

Fonte: SDR/Bahia