Portuguese English Spanish

N Notícias

FIDA e IICA reúnem autoridades, em Brasília, para lançamento do Programa Semear Internacional

Na tarde desta quinta-feira (15) em Brasília-DF, acontecerá o lançamento oficial do Semear Internacional, um programa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), implementado no Brasil pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Participarão da solenidade diversas autoridades, como o gerente de Programa de País para o Brasil – FIDA, Paolo Silveri; o representante do IICA Brasil, Hernán Chiriboga;  e a secretária executiva da Rede Nacional de Colegiados Territoriais, Márcia Dornelles, além de representantes de instituições públicas e da sociedade civil.

A solenidade ocorrerá nas dependências do IICA em Brasília, e será aberta pelo gerente de Programa de País para o Brasil – FIDA, Paolo Silveri, e pelo representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga. Na ocasião, serão apresentadas as principais metas e objetivos deste novo programa do FIDA no Brasil, e lançado o portal do Semear Internacional, que trará conteúdos voltados a difusão de ações dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

Na programação ainda haverá painéis sobre as ações realizadas na primeira fase do Programa Semear e instituições parceiras como a Pastoral da Juventude Rural (PJR) de Pernambuco; Projeto Águas de Valor e Sabor, da Bahia; e Instituto Antônio Conselheiro (IAC) do Ceará. Acontecerá, ainda, um debate sobre a atuação do Semear Internacional no âmbito da Cooperação Sul-Sul, envolvendo representantes do Slow Food, Procasur e SEAD.

Uma apresentação teatral feita pelo Grupo Cultural Raízes Nordestinas, do município de Poço Redondo, Sergipe, encerrará a solenidade. Logo após as apresentações, será oferecido um coquetel a todos os convidados do evento.

O Programa Semear Internacional foi criado para implementar ações em gestão do conhecimento, comunicação e diálogos de políticas focadas em agricultura familiar, no âmbito dos projetos apoiados pelo FIDA no Nordeste brasileiro. São trabalhos voltados a difusão de boas práticas identificadas nestes projetos, intercâmbios de experiências exitosas dentro e fora do Brasil, e elaboração de publicações com os resultados destas ações, além de facilitar capacitações em diversos temas como comercialização, acesso a mercados, gênero, raça e etnia.

Exposição Fotográfica 

Faz parte da programação do lançamento do Semear Internacional, uma exposição fotográfica resultado de uma das primeiras ações implementadas pelo programa no Brasil. Serão expostas imagens enviadas por beneficiários dos projetos FIDA que se inscreveram no concurso ‘Beleza do Semiárido’, que buscava uma imagem para estampar uma publicação do programa. O autor da imagem ganharia uma smartphone e teria o direito de levar um acompanhante para receber o prêmio.

A foto vencedora foi feita pela paraibana Alana Menezes, beneficiaria do projeto Procase, apoiado pelo FIDA na Paraíba. Além de participar da solenidade de lançamento do Programa Semear Internacional com todas as despesas pagas, ela receberá o prêmio no palco do evento, em Brasília.