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FIDA e IICA abrem Intercâmbio de Comercialização, em Recife, com lançamento de publicação e série de reportagens especiais produzida pelo Semear Internacional

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (20), em Recife-PE, a programação do primeiro Intercâmbio de estratégia em acesso a mercado, que reúne técnicos de projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. O evento formará novos assessores em acesso a mercado que auxiliarão agricultores familiares de várias partes do país a comercializarem seus produtos. Durante a abertura, foi lançada oficialmente a cartilha “Principais canais de comercialização para a agricultura familiar brasileira”, produzida pelos programas Semear e Semear Internacional, e que agora está disponibilizada gratuitamente através de download no site www.portalsemear.org.br.

Participaram da abertura do Intercâmbio o oficial de programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, e representantes dos programas Semear e Semear Internacional, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), PNUD, SEAD, UnB e de todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Além da cartilha, também foi exibida a primeira de uma série de reportagens produzidas pela gerência de comunicação do Semear Internacional sobre as ações dos projetos FIDA no Brasil

Até a próxima sexta-feira (24), cerca de 30 técnicos dos projetos do FIDA no Brasil participarão de uma série de oficinas e visitarão comunidades rurais do interior do estado que trabalham com algum tipo de comercialização, além de empresas que recebem estes produtos para comercializar, a exemplo do Walmart e Pão de Açúcar, que receberão os intercambistas em seus centros de distribuição em Recife.

Na solenidade de abertura, o Oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara, ao lançar oficialmente a cartilha de comercialização entregou, aos representantes do Governo de Pernambuco, a primeira edição da publicação que logo após foi distribuída entre os participantes do evento e disponibilizada para download por qualquer pessoa através do site do Semear Internacional.

“O FIDA está presente em vários estados do Nordeste apoiando projetos de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura familiar e promovendo consideráveis mudanças de vida de agricultores e agricultoras naqueles estados, e é com grande satisfação que vem entregar este primeiro exemplar ao Governo de Pernambuco, fazendo com que ele represente todos os outros governos estaduais do Nordeste”, disse.

A coordenadora do programa Semear Internacional deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância em se discutir e proporcionar momentos que geram conhecimento acerca da comercialização de produtos da agricultura familiar. “Recebemos todos e todas com muito entusiasmo, ao mesmo tempo em que disponibilizamos esta importante ferramenta que contribuirá, e muito, para o desenvolvimento destas atividades”, disse.

Ainda fazem parte da programação, rodadas de conversas com convidados como a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) Hetel Leepkaln, que falará sobre compras públicas de alimentos da agricultura familiar; e o consultor especialista do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), José Gil, que falará sobre a Lei 11.947/2009, e os desdobramentos das compras em Pernambuco e seus resultados.

Como resultado deste intercâmbio, os profissionais dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil que estão serão capacitados para atuarem como assessores de mercado da agricultura familiar, com foco no aumento da inserção dos produtos nos mercados públicos, privados e institucionais, no desempenho dos agricultores familiares beneficiários dos projetos e suas organizações econômicas nos mercados locais, regionais, nacional e internacional.

Serão desenvolvidos conteúdos de apoio aos projetos para atuação em negócios rurais, Identificadas boas experiências e práticas na área de comercialização e acesso aos mercados, além de promover a aproximação com compradores públicos e privados (match-making), a partir do levantamento de potenciais e valores dos empreendimentos apoiados pelos projetos.

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