[gtranslate]

N Notícias

FIDA discute, em reunião na sede do projeto Procase na Paraíba, a construção de um novo projeto em parceria com o Fundo Verde do Clima (GCF)

O Oficial de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o Brasil, Leonardo Bichara, e a Consultora Ambiental do FIDA, Tatiana Botelho, estiveram em João Pessoa (PB) para tratar sobre a construção de um novo projeto que busca acessar recursos do Fundo Verde do Clima (GCF). Na terça-feira (7), os representantes do FIDA estiveram na sede do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), e nesta quarta-feira (8), houve reunião na secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

A equipe do Procase, sobretudo a Gerência de Desenvolvimento Ambiental, por obter uma das melhores execuções na área, dentre os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, vem auxiliando no desenvolvimento do escopo deste projeto que será submetido ao GCF. Na reunião realizada na sede do Procase, em João Pessoa, a consultora ambiental Tatiana Botelho apresentou a carta conceito que está sendo construída, e dialogou com as gerências do Procase acerca da sua elaboração.

No encontro, o oficial de programas do FIDA, Leonardo Bichara, apresentou o projeto que vem sendo construído, iniciando esse diálogo com o Governo do Estado da Paraíba. Na ocasião também foi firmada a agenda para um novo encontro, desta vez durante a próxima missão do FIDA em avaliação e acompanhamento às ações do Procase, que deve acontecer em setembro deste ano.

De acordo com o Assistente Técnico Ambiental do Procase, Thiago Silva, esse projeto é uma grande possibilidade de conciliar duas importantes políticas, a ambiental e a produtiva, beneficiando os pequenos agricultores. “Esse projeto que está sendo concebido para captação de recursos junto ao Fundo Verde do Clima vem num momento crucial para a Paraíba, pois estamos numa importante fase do Cadastro Ambiental Rural (CAR), iniciando agora o Programa de Regularização Ambiental propriamente dito, onde temos uma meta muito audaciosa, que é recuperar as reservas legais e áreas de preservação permanentes que estão dentro das áreas das pequenas propriedades rurais. Esse recurso pode conciliar a preservação do meio ambiente com a atividade produtiva, já que o código florestal permite a recuperação dessas áreas com Sistemas Agroflorestais”, destacou o consultor do Procase.

Caso seja aprovado, este novo projeto que será realizado com apoio do FIDA, deve iniciar seus trabalhos em 2020, atuando em quatro estados brasileiros, entre eles a Paraíba. O intuito é apoiar ações que visam a garantia do acesso aos recursos hídricos e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s), desenvolvendo um modelo de agricultura adaptada a região do semiárido, além de contribuir para a redução dos impactos das mudanças climáticas.

Além do ganho ambiental, esse projeto também gera uma expectativa quanto a continuidade do Procase, uma vez que as ações que hoje se encontram em desenvolvimento irão até o ano de 2019, e este novo projeto abre a possibilidade para o início de novas ações em 2020, e a continuidade do trabalho que vem beneficiando os pequenos produtores paraibanos. “O projeto se encontra em construção, mas se tudo correr bem, em 2020 teremos recursos para dar continuidade a esse importante projeto que é o Procase, que vem mudando a vida dos agricultores e agricultoras do estado. Levando o aprendizado e as experiências exitosas que tivemos até então, esse segundo projeto teria ainda maior êxito”, enfatizou Thiago Silva.

O Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund – GCF) é uma inciativa global única para responder às mudanças climáticas, investindo em desenvolvimento de baixo carbono e resiliência climática. O GCF foi estabelecido por 194 países para limitar ou reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos países em desenvolvimento e para ajudar a adaptar as sociedades vulneráveis aos inevitáveis impactos das mudanças climáticas.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Reportagem: Samantha Pimentel – projeto Procase (PB)