[gtranslate]

N Notícias

FIDA conclui missão de supervisão às ações do Pró-Semiárido na Bahia

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) finalizou mais uma missão de supervisão que avaliou a execução do Pró-Semiárido, na Bahia. O documento oficial que marcou o encerramento da missão foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e o Oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira.

Para Rodrigues, os encontros de avaliação realizados conjuntamente são interessantes para as duas partes. “Nesses momentos nós colocamos um olhar mais macro sobre as questões que envolvem a agricultura e o desenvolvimento rural como um todo. Pensamos desde aquela família que precisa de uma cisterna para consumo humano de água até as redes de comercialização das cadeias produtivas”, ressaltou.

Durante a Missão, também foram realizadas com técnicos das duas instituições, tanto de Salvador quanto dos escritórios locais, e das entidades contratadas pelo projeto, onde foi verificada a situação dos convênios já assinados, para os componentes produtivo e social, além do andamento do planejamento, monitoramento e avaliação, e alinhamento com o Plano Operativo Anual do projeto, as metas, a assistência técnica, questões de gênero e aspectos fiduciários.

Hardi Vieira, afirmou que a Missão alcançou seu objetivo, com êxito: “A avaliação foi positiva, no que diz respeito à perspectiva de execução para 2018 e à aceleração dos trabalhos em campo. Detalhamos no memorando cada aspecto e estabelecemos, junto com o projeto, metas importantes”.

A equipe do FIDA foi composta também de especialistas de diversas áreas, , como o Coordenador Técnico da Missão, Emmanuel Bayle, especialista em Assistência Técnica e Desenvolvimento de Capacidades, Pablo Sidersky, especialista Financeiro, Danilo Pisani, especialista em Aquisições, Lucianna Matte, especialista em Monitoria e Avaliação, Rodrigo Dias, e o especialista em Recursos Hídricos, Donivaldo Martins.

Em novembro, a Bahia receberá a Missão de Meio-Termo, que fará a análise dos resultados obtidos pelo Pró-Semiárido, projeto fruto da parceria do Governo da Bahia com o FIDA, na metade da execução do seu contrato, que possui vigência até 2020.