[gtranslate]

N Notícias

Em missão de supervisão, FIDA avalia como positiva a atuação do Semear Internacional nos quinze primeiros meses do programa e destaca atuação da equipe

Com a presença do Diretor País do FIDA para o Brasil, Claus Reiner, o Oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara, e do representante do IICA no Brasil, Hernan Chiriboga, foi encerrada na ultima sexta-feira (28) a missão de supervisão realizada pelo FIDA no programa Semear Internacional. Após cinco dias de trabalhos, a missão avaliou como bastante positivas as ações realizadas pelo programa nos primeiros 15 meses de execução, destacando a integração e compromisso da equipe, apoio aos projetos FIDA no Brasil, e qualidade nos produtos desenvolvidos e intercâmbios realizados.

A missão esteve na sede do programa Semear Internacional, em Salvador-BA, participando de reuniões com parceiros e equipe do programa, analisando o trabalho de todos os componentes. Foram destacadas, ainda, as ferramentas desenvolvidas pelo Monitoramento & Avaliação do programa; a ampla divulgação e visibilidade das ações do FIDA feitas pela gerência de Comunicação através de diferentes plataformas desenvolvidas; a gestão do programa que priorizou sempre uma “horizontalidade entre a equipe e comprometimento no tocante às demandas do FIDA”; e todas as ações implementadas pelos componentes de Gestão do Conhecimento e Cooperação Sul-Sul.

“O Semear Internacional é um programa muito apreciado pelo FIDA por sua importância nos trabalhos desenvolvidos. A missão foi uma ótima oportunidade para a equipe do FIDA conhecer mais de perto o programa e traçar as ações para o próximos meses”, disse o diretor de país, Diretor País do FIDA para o Brasil, Claus Reiner.

Nestes primeiros 15 meses de execução, o Semear Internacional já realizou sete intercâmbios nacionais, um internacional; produziu 19 reportagens em vídeo sobre os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, e peças de comunicação que já alcançaram mais de 165 mil pessoas através de suas plataformas virtuais, como site e redes sociais; desenvolveu 22 publicações diversas abordando assuntos como acesso a mercados, e questões de gênero na zona rural; criou grupos de trabalho envolvendo assessores de gênero, de comunicação, M&A e de gestão do conhecimento de todos os projetos FIDA no Brasil, possibilitando uma troca de informação considerável entre técnicos e beneficiários destes projetos; além disso, vem trabalhando em diversas atividades com o intuito de levar conhecimento à zona rural da região semiárida do Brasil.

“Nesta missão tivemos contato com a enorme quantidade de material físico e eletrônico que vem gerando um conhecimento muito importante acerca de vários assuntos. Para o IICA, é um orgulho poder apoiar um programa da magnitude do Semear Internacional”, disse o representante do IICA, Hernan Chiriboga.

Participaram da missão os especialistas do FIDA Emmanuel Bayle, Luciana Matte, Roberto Haudrey e Giulia Pedone “Após esta semana de trabalhos, a missão agradece o envolvimento de toda a equipe do Semear Internacional e dos consultores do FIDA, e destaca a veracidade e consistência de todas as informações prestadas e consideramos como muito positivo este trabalho desenvolvido pelo programa até aqui”, disse Emmanuel Bayle, que coordenou os trabalhos da missão.

A coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo, agradeceu o apoio do FIDA e do IICA nesses primeiros quinze meses de execução do programa, e avaliou como positiva a semana de trabalhos realizada pela missão em Salvador. “Foi uma semana muito rica para nós do Semear Internacional, que só temos a agradecer a equipe da missão, ao FIDA e ao IICA pelo apoio de sempre”, finalizou.

Além da coordenadora, Fabiana Viterbo, a equipe do Semear Internacional é formada pelo gerente de M&A e Comunicação, Diovanne Filho; a gerente de Gestão do Conhecimento, Aline Martins; a gerente Administrativa e Financeira e de Cooperação Sul-Sul, Ruth Pucheta; a assistente Administrativa e Financeira, Ana Luiza Palma; e o assistente de M&A, Adalto Rafael.