[gtranslate]

N Notícias

Curso de avaliação de impacto do PRiME é realizado pela primeira vez em português

05/03/2021

Durante duas semanas, e com término previsto para hoje [05/03], foi realizado o curso online de avaliação de impacto do PRiME Training, por meio da parceria entre Programa Semear Internacional, Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona [FGV EESP Clear], Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a América Latina e o Caribe [Clear LAC], Iniciativa Clear, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA.

Essa é a primeira vez que um Curso PRiME está sendo realizado em Língua Portuguesa. O objetivo é capacitar gestores públicos, consultores e acadêmicos envolvidos com Monitoramento & Avaliação (M&A) de projetos de desenvolvimento rural, especialmente aqueles apoiados pelo FIDA no Brasil. O nome do curso – PRiME – significa Program in Rural M&E, em inglês, e pode ser traduzido como Programa de Monitoramento e Avaliação no Setor Rural.

Para Leonardo Bichara, Oficial de Programas do FIDA no Brasil, “o Semear Internacional se mostra inovador em fornecer um curso de avaliação de impacto em português, como parte avançada de um programa de capacitação às equipes de Monitoramento e Avaliação dos projetos FIDA no Brasil”. E complementa: “com isso, o FIDA também renova seu comprometimento com a formação de profissionais com ferramentas modernas para a visibilização dos resultados dos investimentos junto aos beneficiários no campo, bem como sua preocupação em incorporar novas técnicas de planejamento e monitoramento nas avaliações dos programas de desenvolvimento rural no nordeste do Brasil”.

A formação busca estimular governos a construir capacidades em avaliação de impacto aplicada ao desenvolvimento rural e é baseada em boas práticas e experiências de campo do FIDA. Rodolfo Daldegan, gestor de projetos do IICA e responsável pela implementação do Semear Internacional, destacou que a “avaliação de impacto é necessária em todos os projetos de desenvolvimento rural, pois é uma ferramenta que contribui para a construção de políticas públicas efetivas e para a mensuração de seus alcances”. Nesse mesmo sentido, Lycia Lima, vice-diretora do FGV EESP Clear e uma das idealizadoras do curso, asseverou que a avaliação de impacto nos permite atribuir causalidade e apontar se um programa específico teve, de fato, uma mudança significativa na vida das pessoas. “É o complemento natural ao fim do ciclo da política pública. Depois da implementação, certamente a gente quer saber se o programa teve impacto”, resumiu ela.

O curso teve dez dias de duração, ao longo dos quais aconteceu uma intensa troca de experiências entre facilitadores, gestores de projetos apoiados pelo Semear Internacional e bolsistas selecionados pelo Clear. Gabriela Pérez Yarahuán, diretora do Clear LAC e responsável pelo PRiME, contou um pouco da história da iniciativa, que existe há cinco anos e contabiliza participantes de mais de 80 países. “Temos que assegurar que o que façamos no futuro seja o melhor que pudermos fazer”, comentando sobre o cenário de crise global em decorrência da pandemia de COVID-19.

A coordenadora do Programa Semear Internacional, Fabiana Viterbo, lembrou também que o curso chega num momento chave para os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, que se aproximam do fim ou já estão em processo de avaliação final. “Temos certeza de que essa capacitação contribuirá para a atuação das áreas de M&A dos projetos, que terão acesso ao que há de mais avançado em termos de avaliação de impacto de projetos rurais. É uma honra poder contar com a parceria de instituições de renome internacional como a inciativa CLEAR e a Fundação Getúlio Vargas na viabilização deste curso, inédito em português”, comemorou.

Os instrutores responsáveis por essa primeira edição em português do PRiME foram Eduardo Cenci e Rodrigo Oliveira. Cenci é doutorando em economia agrícola e aplicada pela Universidade de Wisconsin-Madison e mestre em economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Oliveira é professor de economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador associado do FGV EESP Clear. Gabriel Marcondes, Lara Mesquita e Marina Ribeiro, pesquisadores do Clear, estiveram na equipe de apoio do curso.