[gtranslate]

N Notícias

Cooperativa atendida pelo Procase, um dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, realiza primeira entrega de alimentos da agricultura familiar

19/02/2020

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro – CAPRIBOM, na Paraíba, que é beneficiária do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase, realizou, essa semana, a primeira entrega de produtos oriundos da agricultura familiar, na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. A ação foi fruto da 1ª Mostra da Agricultura Familiar para Compras Governamentais e, na ocasião, foram entregues 50 litros de leite de cabra, de um total de 300 litros de leite adquiridos. O Procase é um dos projetos apoiados pelo Fundo de Desenvolvimento Agrícola – FIDA no Brasil, numa parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

A partir da Mostra, foi possível avaliar os produtos de associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar, como polpas de frutas, hortaliças, flores, artesanato, geleias, doces e iogurtes produzidos com leite de cabra.  Durante o evento, o gerente de Desenvolvimento Produtivo do Procase, Alex Carlos Pimentel, falou da importância da iniciativa.  “Mostrar que temos muita produção saudável, de qualidade, sem agrotóxicos, com condições de regularidade e por preços justos é hoje nosso principal objetivo. É o momento de apresentar esses itens”, comemora ele.

O consultor ambiental Thiago Silva lembra, ainda, que a Mostra foi um desdobramento do Curso de Acesso a Mercados, promovido pelo Semear Internacional, um programa de gestão de conhecimento do FIDA. “A partir dessa formação é que foi possível ter o conhecimento necessário para apoiar os produtores e produtoras nessa capacidade de comercialização”, diz. Já a Secretária Executiva de Economia Solidária, Roseana Meira, enfatiza o simbolismo da entrega do leite à maternidade. “Esse momento representa todo o empenho que o Procase e a SESOL vem demonstrando em relação às compras institucionais”, enfatiza.

Para o gerente de Negócios da Capribom, Rubens Remígio, a participação do Procase foi de vital importância para a cooperativa. “A parceria firmada com a Rede Hospitalar do Estado veio para preencher um gargalo na produção do nosso leite de cabra. O Procase começou a fazer uma interlocução para viabilizar canais de escoamento, primeiro para o Exército, na venda de derivados (500 kg de queijos), e agora para a Maternidade Frei Damião, com a venda do leite congelado (300 litros, inicialmente)”, pontuou Rubens. Atualmente, a CAPRIBOM conta com cerca de 400 sócios, com uma produção diária de aproximadamente 15 mil litros de leite de cabra.