[gtranslate]

N Notícias

Conectividade em favor do encontro das juventudes rurais

14/06/2021

Texto adaptado de matéria publicada no periódico El Puente, da FUNDAPAZ. O texto original pode ser acessado aqui: https://www.fundapaz.org.ar/noticias/la-conectividad-a-favor-del-encuentro-de-las-juventudes-rurales/

Como parte de uma das ações do Programa de Estágios de Saberes pelos Semiáridos da América Latina, realizado pelas organizações que compõem a Plataforma Semiáridos da América Latina, foi lançado um acordo de cooperação técnica entre o Programa Semear Internacional (FIDA/IICA) e a FUNDAPAZ, que permitirá que um grupo de jovens rurais de Argentina, Bolívia e Paraguai tenham ou melhorem a conectividade nas áreas onde vivem. Alguns deles são membros do comitê internacional que está estruturando o programa através de um processo de construção coletiva de conhecimento, de forma virtual. Este processo culminará na concepção final do programa de estágios, que será implementado em diferentes áreas da região, uma vez superado o contexto de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

Noelia Quispe (na foto abaixo), da comunidade Wichí de Lote 75 em Embarcación, localizada no norte de Salta, recebeu um novo telefone celular há alguns dias e conta: “Eu tinha um telefone que não conseguia acessar a Internet. Aqui na área é muito difícil se conectar, mas isto ajuda. Estou em um grupo onde estamos com outros jovens conversando sobre estágios para fazer um intercâmbio e quando temos reuniões eu compro dados, e procuro onde posso me conectar. É muito bom o que estamos fazendo. Estou interessada em tudo o que envolve conhecer outras culturas e outras experiências”. Com esperança, Noelia explica que, nesta época do ano, muitos jovens de sua comunidade estão trabalhando nas fazendas que colhem tomates, portanto não podem estar nas reuniões.


O intercâmbio

O Programa de Estágios de Saberes pelos Semiáridos da América Latina propõe que jovens que serão selecionados nos países do Chaco Tri-nacional, do Corredor Seco Centro-Americano e do Semiárido Brasileiro possam ser acolhidos em outro país para experimentar e trocar experiências, atividades e projetos de sucesso sobre temas de seu interesse e em realidades similares às suas, e depois replicar o que aprenderam em seu próprio país, território e comunidade. A iniciativa contempla as demandas dos jovens que surgiram durante os intercâmbios de experiências anteriores, que destacam a importância de aprofundar o aprendizado entre pares de outros países, em condições que lhes permitam assimilar as tecnologias utilizadas em diferentes áreas semiáridas, o trabalho realizado no meio rural e a riqueza cultural.

Em geral, os jovens rurais da América Latina e do Caribe compartilham um contexto social com profundas desigualdades e falta de oportunidades que muitas vezes os expulsam de seus territórios para as grandes cidades, causando um impacto negativo em seus locais de origem. Por esta razão, reconhecendo o valor da juventude como atores que podem melhorar o desenvolvimento, outras instituições como o Serviço Mundial de Igrejas (CWS) e a Fundação Avina, uniram-se para apoiar esta iniciativa. Assim, em um esforço articulado entre todas as instituições que promovem o Programa, são promovidas estratégias inovadoras que convidam os jovens rurais da região a aproveitarem novas oportunidades.

Fazem parte da iniciativa 9 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua e  Paraguai, e as seguintes organizações:

  • FIDA/IICA/Programa Semear internacional
  • Plataforma Semiáridos
  • International Land Coalition
  • Iniciativa de Agricultura Familiar para América Latina
  • Serviço Mundial de Iglesias – CWS
  • Centro Sabiá
  • PATAC
  • Cetra
  • AS-PTA
  • Fundação Hugo
  • CERDET
  • JUM
  • Funde
  • Fundación Plurales