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Capacitação em Gestão do Conhecimento tem três semanas de atividades no Semear Internacional

17/06/2021

A Capacitação em Gestão do Conhecimento, realizada pelo Programa Semear Internacional, foi finalizada hoje, com uma atividade de encerramento que envolveu as duas turmas do curso. Ao longo de três semanas, foram administradas 18 horas de aulas teóricas e práticas e trocas de conhecimentos, envolvendo 60 participantes entre técnicos e técnicas dos projetos Dom Távora, Viva o Semiárido, Paulo Freire, Dom Helder Câmara II, Pró-Semiárido e PROCASE, além de membros do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Equipes de outros programas vinculados ao FIDA também participaram, juntamente com a própria equipe do Programa Semear Internacional.

O objetivo do curso foi desenvolver as seguintes capacidades: compreender os fundamentos da Gestão do Conhecimento – o que é e como funciona; identificar ganhos e benefícios de sua prática, a partir de casos reais de sucesso; conhecer as principais práticas de GC e entender seu uso no contexto de projetos FIDA; e adotar técnicas comuns de GC em atividades e projetos. Para isso, o curso adotou como base o modelo de referência em Gestão do Conhecimento desenvolvido pela SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, o qual contou com a contribuição de dezenas de organizações e profissionais de GC, que desde 2013 colaboram na comunidade de prática de Maturidade em Gestão do Conhecimento da entidade. O modelo consolida uma larga experiência no tema, reunindo fundamentos e práticas de programas bem-sucedidos de GC.

O responsável pela ministração do curso foi André Saito, Especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação, que atua como professor e consultor há mais de 20 anos, além de ser presidente do conselho deliberativo da SBGC. Ele acredita que, a julgar pelo nível de participação e qualidade das contribuições dos inscritos, a capacitação foi muito proveitosa. “Houve bastante troca e compartilhamento de experiências, um debate rico e construtivo sobre o que já é feito e o que falta fazer, uma busca constante pela aplicação de conceitos e técnicas à realidade dos projetos. Não foi uma simples apresentação de teoria, mas uma construção conjunta sobre as possibilidades da gestão do conhecimento em projetos de desenvolvimento rural”, explicou Saito, que é doutor em Ciências do Conhecimento por JAIST (Japão) e mestre em Administração de Empresas pela FGV.

Para facilitar a compreensão do tema, o curso apresentou a GC de forma associada ao contexto dos participantes, tendo sido utilizados exemplos e situações próximos de sua realidade e do ambiente dos próprios projetos apoiados pelo FIDA. Os métodos de ensino e aprendizagem utilizados combinaram a apresentação de conceitos e fundamentos, a discussão de casos práticos, a realização de exercícios e trabalhos aplicados ao contexto dos participantes, e a disponibilização de uma variedade de recursos para aprofundar o domínio do tema, como leituras, vídeos, entrevistas, casos de sucesso e diferentes técnicas. À medida em que desenvolvia as competências das turmas, o facilitador também indicou referências para consulta e aprofundamento.

“Buscamos trabalhar a GC de forma ampla, não somente como registro de práticas ou produção de publicações. Trabalhamos GC também como compartilhamento de experiências, construção conjunta e cocriação, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, por exemplo. Exploramos uma visão mais integrada da GC, olhando não apenas para o público externo, como também para a equipe e atividades internas. Exercitamos um roteiro para identificar demandas e oportunidades e desenhar iniciativas e estratégias de GC. Foi um curso intenso, e o aprendizado vai continuar quando as pessoas forem colocando em prática os conceitos e técnicas abordados”, concluiu, satisfeito com o resultado do trabalho, André Saito.