[gtranslate]

N Notícias

Brigadeiro de macaxeira e rapadura de goiaba foram algumas das receitas apresentadas no primeiro dia do Intercâmbio em Ecogastronomia de Sergipe

Às margens do rio São Francisco foram iniciadas as atividades do “I Intercâmbio em Ecogastronomia Slow Food para os jovens dos projetos FIDA no Brasil”, no estado de Sergipe. A abertura oficial do evento aconteceu na manhã da terça-feira (24), na sede da comunidade Brejão dos Negros, em Ilha das Flores, interior do estado. O Intercâmbio é uma realização do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), através do Programa Semear Internacional, em parceria com o Movimento Slow Food.

Com o tema “Valorização da agrobiodiversidade na gastronomia Slow Food no semiárido brasileiro”, participam deste intercâmbio 25 jovens de comunidades rurais atendidas por projetos apoiados pelo FIDA nos estados do Piauí (Projeto Viva o Semiáridoo); Bahia (Projeto Pró Semiárido); Paraíba (Projeto Procase); Sergipe (Projeto Dom Távora); e Ceará (Projeto Paulo Freire).

A comitiva foi recebida com música pelos moradores da comunidade. O oficial de programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara, deu as boas vindas aos jovens que estão participando do intercâmbio e destacou o trabalho do Fundo Internacional naquela comunidade e em várias outras iniciativas atendidas por projetos focados no desenvolvimento da agricultura familiar no nordeste brasileiro.

“O grande diferencial do FIDA é justamente apoiar e incentivar atividades que historicamente não vem sendo valorizadas como merecem, por outras instituições. O que o FIDA quer é justamente que momentos como este aqui possam ser disseminados e que o conhecimento aqui adquirido, seja repassado para o máximo de pessoas possível”, disse.

A coordenadora do Semear Internacional agradeceu a recepção dos moradores da comunidade, e destacou a parceria com o movimento Slow Food na realização deste intercâmbio. “Há exatos doze meses começamos a pensar neste evento que hoje inicia uma grande programação, gerando um conhecimento que agora será disseminado para todo o país”, disse.

Durante todo o dia, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, uma exposição com pratos desenvolvidos por cada jovem participante, feitos com ingredientes da culinária de seus estados. Foram expostas receitas desde linguiça defumada de jaca, a doce de jerimum, rapadura de goiaba, brigadeiro de macaxeira e vinho suave de seriguela.

A metodologia deste intercâmbio foi desenvolvida pelo movimento internacional Slow Food, que conta com mais de 100 mil membros em vários países e trabalha com o princípio básico do direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

“Estamos em uma região muito rica, com mais de 40 comunidades quilombolas registradas e uma infinidade de alimentos que trazem muito desta metodologia aplicada pelo Slow Food. Estamos aqui para mostrar que o alimento é a expressão de uma cultura, de uma produção agrícola , da identidade de um povo”, disse a coordenadora Slow Food Nordeste.

Ainda fazem parte da programação do evento nos próximos dias, visitas a comunidades que lidam com produção de arroz orgânico e galinha caipira, pesca artesanal, mariscos, agricultura de sequeiro, apicultura, entre outros, todas iniciativas que já recebem apoio do FIDA no interior do estado através do projeto Dom Távora.

Em Aracaju, serão ministradas oficinas com técnicas desenvolvidas pelo chef Timóteo Domingos, idealizador do Projeto Gastrotinga e autor do livro “O Chef do Sertão”, com receitas como coxinha de cacto, pizza de palma, bolo de casca de abóbora, doce de folha de umbuzeiro. Já a chef Leila Carreiro, natural de Salvador, especialista na cozinha Patrimonial da Bahia, comandará uma oficina com receitas da cozinha regional, em especial do Recôncavo de matriz africana.

As receitas apresentadas pelos jovens neste primeiro dia foram: biscoito de moringa, linguiça defumada de jaca, vinho suave de fugo da índia e seriguela, biscoito raiva de coco, farofa de galinha caipira, cocada de mamão com coco, doce de jerimum, fubá de semente da paixão, licor de maracujá, licor de jenipapo, licor de canela, queijo de cabra, rapadura de gergelim, doce cristalizado de manga, doce de buriti, rapadura de goiaba, cajuína, doce de leite, manteiga de amendoim, brigadeiro de macaxeira e geleia de cambuí.

 Confira as fotos com as receitas apresentadas pelos jovens: