[gtranslate]

N Notícias

Brasileiros do Piauí participarão da Cúpula Internacional de Jovens Rurais em Camarões

Agricultora e técnico do projeto Viva o semiárido, apoiado pelo FIDA no Estado, participarão de evento que reúne jovens de várias partes do mundo

Uma agricultora e um técnico do projeto Viva o Semiárido, apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no Piauí, participarão da “Cúpula Internacional de Jovens Empreendedores Rurais”, que acontecerá em Camarões, região central da África, entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março. A ida dos brasileiros foi viabilizada pelo Semear Internacional, em parceria com a Corporação Procasur e projeto Viva o Semiárido, dentro das ações previstas do programa na área de Cooperação Sul-Sul entre os países da América do Sul e África.

Participarão da Cúpula, a agricultora e presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do município de Betânia (Ascobetânia), Francisca Neri Bida, de 22 anos, e o técnico do projeto Viva o Semiárido, Luiz Nogueira de Araújo. O presidente do FIDA, Gilbert Fosson Houngbo, também participará do Encontro, cujas atividades ocorrerão nas cidades de Yaoundé, capital de Camarões, e Obala. Estão previstas oficinas em áreas como: inclusão da juventude na transformação rural, acesso à terra e a recursos naturais, diálogo sobre políticas e a capacitação da juventude rural, mulheres jovens em ação, entre outras.

Também está programada uma visita ao Instituto de Agricultura de Obala (IAO), que trabalha com o Programa de Empreendedorismo Agro-Pastoral Juvenil de Camarões (PEA Jeunes) na formação vocacional e incubação de negócios. O evento visa facilitar um diálogo global e compartilhar conhecimento com os jovens e entidades do setor público que contribuam para promover o empreendedorismo juvenil, reduzir a pobreza rural, e melhorar a segurança alimentar e a nutrição.

O evento é uma realização Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (MINADER) e Ministério da Pecuária, Pescas e Indústrias Animais (MINEPIA) de Camarões; FIDA; Sistema das Nações Unidas; e Corporação Procasur.