[gtranslate]

N Notícias

Beneficiários do projeto Procase, apoiado pelo FIDA na Paraíba, visitam fábrica de roupas em Pernambuco

Vinte e quatro produtores rurais da região de Pocinhos, no Seridó paraibano, participaram de um intercâmbio cultural na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Os participantes são beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), através de convênio com a Associação Comunitária Sítio Cajueiro, onde o apoio do Projeto objetiva potencializar a produção de artesanato na região. A ação foi realizada pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que através de seleção pública presta serviços ao Governo do Estado da Paraíba.

“Os beneficiários estão iniciando os conhecimentos sobre o processo de fábricas e utilização das máquinas que adquiriram. Para isso achamos que eles precisavam entender o funcionamento e organização de uma pequena empresa para entender o processo desde a fabricação até a venda”, explica o supervisor dos trabalhos de campo do SENAR, João Paulo.

Para isso, foi escolhida a empresa Zuzinha Kids Moda Infanto Juvenil, em Santa Cruz (PE). A fábrica de roupas começou como uma pequena produção em casa, em 2008. Hoje, conta com mais de 10 filiais terceirizadas. O intuito dos produtores da comunidade Cajueiro é fabricar produtos também no ambiente doméstico.

“Tivemos a ideia de começar a criar colchas com bordado, conjuntos de cozinha e crochê porque sempre tinha alguém na comunidade que ensinava a todos. Visitar a Zuzinha nos mostrou o maquinário que vamos utilizar, além disso, a administração necessária para gerir uma fábrica”, comenta a produtora e líder da Comunidade, Carmita Pereira Costa.

Através do apoio do Procase, a comunidade vem sendo beneficiada com a construção de um espaço para produção e comercialização dos produtos, aquisição de máquinas e equipamentos e capacitações sobre técnicas de artesanato, o que representa um investimento de R$ 168.731,17 na melhoria da renda das famílias beneficiadas.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.