[gtranslate]

N Notícias

Representantes do FIDA participam do Fórum Brasil África, em Salvador-BA

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) participaram da sexta edição do Fórum Brasil África, que este ano teve como tema “Empoderamento juvenil: transformações para alcançar o desenvolvimento sustentável”. Além de integrar os vários debates realizados, o FIDA facilitou a ida de sete beneficiários de projetos que apoia na África para o evento e promoveu um dos painéis do Fórum onde apresentou a recém plataforma digital criada para divulgação e difusão de Boas Práticas frutos de ações implementadas em comunidades rurais de várias partes do mundo através de seus projetos. O Forum aconteceu entre os dias 22 e 23 de novembro, em Salvador-BA.

Com o Portal de Soluções Rurais do FIDA (www.ruralsoluctionsportal.org), apresentado durante o Forum, os interessados podem conhecer detalhes sobre estas experiências exitosas presentes nas comunidades, com fotos, textos e até vídeos. “Com esta plataforma, as boas práticas identificadas agora tem alcance global! Para o FIDA, é de extrema importante que o conhecimento e a informação cheguem nos mais diferentes públicos”, disse o oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara.

Para o diretor de programas do FIDA para o Brasil, Claus Reiner, o Portal de Soluções Rurais surge com o intuito de aproximar todos os tipos de público às informações acerca destas ações. “Queremos trazer os jovens o mais próximo possível da informação. E nada melhor que uma plataforma como esta que une tecnologia ao conhecimento”, explicou.

Claus Reiner também participou de um debate sobre as oportunidades de trabalho na agricultura para as novas gerações. Ele falou sobre o trabalho do FIDA com foco na juventude em comunidades rurais do mundo e debateu com os convidados temas como aplicação de sustentabilidade usando criatividade, e melhoramento do conhecimento em segurança alimentar.

Fizeram parte deste painel o diretor executivo do Fórum de Pesquisa Agropecuária na África (FARA), Yemi Akinbamijo; o diretor do Centro de Excelência contra a Fome da ONU, Daniel Balaban; o vice-presidente de Parcerias Globais da Philip Morris International, Livio Vanghetti; e o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da República de Moçambique Higino Marrule. Também participaram do evebto, a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo e a gerente de Cooperação Sul-Sul do programa, Ruth Pucheta.

Nos dois dias de evento, grupo de beneficiários de projetos FIDA na África, formado por sete jovens administradores de pequenos negócios no setor de mandioca, sendo três de Gana, dois de Camarões, um da Nigéria e um da Costa do Marfim, participou de todas as atividades. Antes do inicio do Fórum, eles visitaram, durante dois dias, a Embrapa Mandioca, sediada no município de Cruz das Almas, interior baiano.

Eles conheceram as técnicas de beneficiamento do alimento desenvolvidas no local. Ö que mais chamou atenção foi a maneira como a mandioca é utilizada aqui. “São muitas técnicas e muitas receitas também que com certeza iremos replicar na nossa comunidade”, disse a beneficiários do projeto apoiado pelo FIDA em Gana, Rejoice Hammond.