[gtranslate]

N Notícias

Aprenda a fazer um sorvete vegano de xiquexique

16/04/2021

Que tal um sorvete vegano com ingredientes da Caatinga? Criada pela agricultora Tatiane Faustino da Silva, a receita de sorvete de xiquexique com banana já está fazendo sucesso na região semiárida do Brasil. Além de deliciosa, a iguaria é super saudável, já que não possui nem glúten, nem açúcar, nem lactose. E também não leva conservantes químicos. Depois de pronto, o sorvete fica com uma consistência muito cremosa e uma linda cor lilás, que é a cor do fruto do xiquexique.

O xiquexique é um cacto típico do sertão nordestino. Seu fruto, ao lado do fruto do mandacaru, é um dos mais apreciados da Caatinga e é utilizado até em pratos exóticos e sofisticados. Esses frutos são bagas de tamanho médio, verde por fora e rosa escuro ou lilás por dentro, repletos de sementes que são muito apreciadas por aves e animais da região.

Confira, abaixo, a receita e veja como é simples e fácil de fazer. Se preferir, há também um vídeo [aqui mesmo no portal, na seção de vídeos], onde a própria Tatiane mostra o passo a passo do sorvete.

RECEITA

Ingredientes:

4 bagas de xique-xique pequenas. Retirar a polpa e congelar.

4 bananas da prata médias, bem maduras, cortadas em rodelas e congeladas.

Um pouco de água ou leite vegetal (que pode ser de coco ou de amêndoas ou de aveia).

Modo de fazer:

Triturar as bananas no liquidificador – utilizando, inicialmente, o modo pulsar.

Na sequência, acrescentar a polpa do xiquexique e bater junto com as bananas já trituradas.

Caso fique muito espesso, usar um pouquinho de água ou leite vegetal.

Está pronto para servir!

Tatiane, que mora no Sítio Umburanas, em Pernambuco, faz parte da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia de Pernambuco e é uma das integrantes da Comissão de Preparação do Programa de Estágios de Saberes pelos Semiáridos da América Latina, uma iniciativa do Semear Internacional e da Plataforma Semiáridos. O Estágio de Saberes integra jovens de pelo menos sete países latino-americanos; todos com ideias inovadoras e uma forte relação com o semiárido.