[gtranslate]

N Notícias

Abertura de Intercâmbio em Sistematização, em Fortaleza-CE, reúne autoridades, técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil

Foi aberto na manhã desta terça-feira (11), em Fortaleza-CE, o “Intercâmbio para sistematização de experiência dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, que reúne cerca de 20 técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. A solenidade de abertura contou com a presença do Oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, do especialista em Projetos de Cooperação Técnica Internacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Rodolfo Daldegan, e de representantes do Programa Semear Internacional, Projeto Paulo Freire, e todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

“É um evento importantíssimo para que tenhamos bem registradas as ações implementadas pelos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, e principalmente ver parceiros como o IICA e Governo do Estado do Ceará, através do secretário Francisco de Assis Diniz, juntos, em prol deste trabalho tão especial”, disse o oficial de Programas do FIDA para o Brasil, Hardi Vieira, durante sua participação na abertura do evento.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco de Assis Diniz, deu as boas vindas aos participantes do curso e destacou as ações do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar. “Quero desejar uma ótima semana de conhecimento a toda a equipe e dizer que é uma grande satisfação para o Governo do Estado, esta parceria com o FIDA através do projeto Paulo Freire, apoiando ações que trazem ainda mais desenvolvimento a agricultura familiar no Ceará”, disse.

A gerente de Gestão do Conhecimento do programa Semear Internacional, Aline Martins, agradeceu o apoio do projeto Paulo Freire na realização do evento e saudou participantes do evento e destacou que este intercâmbio vem consolidar ainda mais a parceria do Programa com todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

“A cada evento que realizamos, a equipe do Semear Internacional fica ainda mais empolgada em poder oferecer um apoio tão importante a estes projetos. Com este intercâmbio, em especial, teremos um trabalho que vai além da parceria, nos trará uma perspectiva ímpar de trabalho com a sistematização das boas práticas identificadas nos projetos. Sem o apoio importante do projeto Paulo Freire, não teríamos concretizado este intercâmbio planejado há mais de quatro meses”, disse.

O evento é uma realização do FIDA e IICA, através do programa Semear Internacional, em parceria com o Projeto Paulo Freire. A metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), IICA e Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural (CTA), da Holanda. Participam  do intercâmbio técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Ceará (Paulo Freire), Paraíba (Procase), Sergipe (Dom Távora), Piauí (Viva o Semiárido), Bahia (Pró-Semiárido), e vários estados através do Dom Helder Camara.

“É uma grande satisfação para o IICA ver todos os projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, em especial aqueles que temos acordos de cooperação, estarem mergulhados nesta metodologia que só trará bons frutos no tocante a sistematização de ações tão exitosas. Esperamos que esta semana seja bastante proveitosa”, disse o especialista em Projetos de Cooperação Técnica Internacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Rodolfo Daldegan.

Até a próxima sexta-feira (14) eles catalogarão pelo menos 15 resultados de ações executadas pelo FIDA no Nordeste do Brasil, através de cursos e oficinas e conhecerão uma comunidade atendida pelo Projeto Paulo Freire, que também fará parte do material catalogado. Neste segundo dia de trabalho, a equipe participará de atividades teóricas e práticas sobre técnicas de sistematização de experiência. Na quinta-feira (13), eles visitarão uma comunidade atendida pelo projeto Paulo Freire no município de Massapê, interior do estado do Ceará.

A formação será realizada em duas fases, com uma metodologia desenvolvida pela FAO a partir do projeto “Capitalização de Experiências para Maior Impacto no Desenvolvimento Rural”, que vem sendo implementado em diferentes partes do mundo com apoio financeiro do FIDA, e Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural (CTA), da Holanda, em colaboração com o IICA.

Após este primeiro módulo, o curso seguirá de forma online com acompanhamento dos trabalhos executados por cada técnico em seus estados de origem, e após dois meses, um segundo encontro  será realizado para finalização do trabalho e confecção da publicação que será preparada, em três línguas, impressa e enviada para as sedes das agências participantes em todo o mundo.