[gtranslate]

N Notícias

Semear Internacional participa de visitas a comunidades atendidas pelo FIDA nos estados do Piauí e Paraíba

A coordenadora do Programa Semear Internacional, Fabiana Viterbo, integrou uma comitiva que realizou várias visitas a comunidades rurais atendidas pelos projetos Viva o Semiárido (Piauí) e Procase (Paraíba), que são apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (FIDA). Fizeram parte da equipe, além da coordenadora do Semear Internacional, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Hernán Chiriboga, consultores e técnicos dos projetos-FIDA.

As visitas aconteceram entre os dias 17 e 20 de abril de 2018, e iniciaram no estado do Piauí. Lá, a equipe esteve em Itainópolis para conhecer a Associação de Mulheres Agricultoras de Itainópolis (AMAI), formada por 35 mulheres, chefes de família, que desenvolvem projeto de ovinocaprinocultura. Em São João do Piauí, eles conheceram o Assentamento Lisboa, onde algumas associações beneficiadas pelo PVSA fizeram uma apresentação para o grupo visitante explicando como desenvolvem seus trabalhos e os gargalos atuais nas fases de produção e comercialização. A comitiva ainda foi recebida pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que marcou o encerramento da missão no Estado.

Na Paraíba, a delegação foi recebida pelo coordenador do Procase, Aristeu Chaves, em uma reunião na sede do projeto. As visitas de campo iniciaram pela comunidade Chã do Jardim, no município de Areia, onde há uma experiência bem-sucedida na área de turismo rural. O grupo também visitou o Assentamento Oziel Perreira, comunidade apoiado pelas ações do Procase, através do grupo de mulheres ‘As Margaridas’. O assentamento fica localizado no município de Remígio, e a comunidade vem sendo beneficiada com a construção de uma cozinha comunitária.

Em Soledade, na comunidade de Quixudi, eles conheceram uma Unidade de Aprendizagem do Procase que vem desenvolvendo a experiência do uso de potes de barro para irrigação, semelhantes aos utilizados para guardar água potável. Encerrando as visitas no Estado, a comitiva esteve no município de São Vicente do Seridó, no Assentamento Olho D’água, visitando um sistema de dessalinização que foi desenvolvido através da captação de energia solar.

Através das visitas em campo a delegação pôde avaliar de forma positiva a atuação dos projetos e identificou possíveis temas para serem alvo de intercâmbios, cursos e capacitações, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dos projetos produtivos que são realizados nessas comunidades rurais.

“Esta aproximação do Semear Internacional com os demais projetos apoiados pelo FIDA no Brasil só vem auxiliar na nossa programação anual de intercâmbios a serem realizados. O Semear Internacional vem planejando grandes trocas de experiências entre os beneficiários dos projetos, e estas visitas prévias são de extrema importância para esta programação”, disse a coordenadora do Semear internacional, Fabiana Viterbo.

Autoria:

Diovanne Filho (Semear Internacional), com informações e fotos de Samantha Pimentel (Procase) e Larissa Machado (Viva o Semiárido)