Português Espanhol Inglês
A+ / A-
Facebook Semear Twitter Semear Youtube Semear

Fartura na Roça, pra deixar de comer pão!!!!!

A ideia desta proposta, da União das Associações de Várzea da Roça (UNAVAR), é oportunizar aos agricultores familiares das comunidades envolvidas, conhecer novas formas de produzir e conviver com as variações climáticas, adaptando seus saberes a novas tecnologias e ao uso racional dos recursos naturais.

Pretende-se, assim, contribuir para o fortalecimento da soberania alimentar no Semiárido baiano por meio da troca de conhecimentos sobre produção e consumo de alimentos tradicionais, sistematizando experiências a serem compartilhadas.

Para isso, deve ser realizada uma feira de conhecimento que abordará temas como: produção de alimentos na roça e nos quintais agroflorestais e sementes nativas e crioulas. O evento contará com uma roda de conversa sobre produção diversificada e alimentação tradicional local, com apresentação das experiências e saberes das famílias camponesas, degustação e aquisição de produtos da roça e troca de sementes.

A feira será organizada pela equipe que executa a proposta, junto com famílias que formarão grupos produtivos e irão compartilhar suas experiências e seus saberes. Essas famílias fazem parte de três associações comunitárias formadas por agricultores familiares, membros da União das Associações de Várzea da Roça. Duas das comunidades são quilombolas e uma delas têm uma mulher na presidência.

Esta proposta é apoiada pelo Programa Semear por meio da segunda edição do Edital de Apoio a Propostas de Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasil.

Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas

Projeto encerrado.

COMENTÁRIOS