[gtranslate]

GGalerias

A exposição fotográfica itinerante Mulheres do Semiárido: Semeando Direitos em Primeiro Lugar é uma pequena e significativa mostra da diversidade da realidade das mulheres do meio rural do Ceará. Sob o olhar atento da fotógrafa Alice Oliveira, a exposição revela a diversidade das mulheres que residem no meio rural: jovens, adultas e idosas, lésbicas, pescadoras, agricultoras, artesãs, Agentes Comunitárias de Saúde – ACS e Agentes Indígenas de Saúde – AIS, professoras, diretoras de escolas, rezadeiras, parteiras, mães de santo… Podemos afirmar que as mulheres do meio rural são múltiplas nas suas trajetórias de vida, nas expressões, nas funções, nos aspectos da divisão sexual do trabalho, na contribuição na agricultura familiar e na agroecologia.

A captação das imagens permitiu uma aproximação com as 33 mulheres diretamente envolvidas na exposição, em 18 municípios do Ceará, dos territórios de abrangência do Projeto Paulo Freire: Cariri, Inhamuns e Sobral. A rápida convivência foi reveladora da dor e da delícia de ser mulher. Elas, com suas resistências e sabedorias, constroem e reconstroem a realidade injusta da vida que pulsa no semiárido, marcado pela baixa ou ausência de renda, pelo racismo, pelo patriarcado. Mesmo assim, elas não desistem de sonhar e de querer ver acontecer seus direitos, a liberdade, a alegria, o descanso e um mundo justo e igualitário. Quando se juntam, se sentem fortes e tecem um colorido cenário que destoam dos atuais tempos sombrios e desafiantes para elas.

O Projeto Paulo Freire, através dessa exposição, busca dar visibilidade e valorizar as mulheres do semiárido cearense, suas realidades e histórias de vida. Também reafirma o compromisso de assegurar os direitos das mulheres, a partir do apoio social e produtivo.

 Ficha Técnica da Exposição:

Concepção e Realização: Governo do Estado do Ceará

Secretaria do Desenvolvimento Agrário – Projeto Paulo Freire

Designer gráfico: Elane Lima

Fotografia: Maria Alice Oliveira

Curadoria: Francisca Maria Rodrigues Sena

Assessoria de Comunicação: Rones Maciel e Bernardo Lucas

Busca