[gtranslate]

P Projetos FIDA

PROJETO PROCASE – Paraíba

procase@procase.pb.gov.br | 83-3218 6717

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano. O Procase tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de abrangência.

As ações do Procase perpassam desde eventos ou cursos de capacitação e formação, ao fortalecimento de atividades produtivas, com a disponibilização de recursos financeiros destinados ao apoio e fomento a novos ou já consolidados empreendimentos rurais, agrícolas e não agrícolas. Tais ações incluem caprinoovinocultura, fruticultura, agroindústrias, artesanato, pequenas indústrias de beneficiamento de minério, empreendimentos associativos e cooperativos e outras atividades relativas às novas ruralidades que são firmadas a partir das dinâmicas locais, voltadas ao fortalecimento da economia rural.

Entre as ações e projetos apoiados pelo Procase, é dispensada atenção especial as iniciativas que envolvem grupos de mulheres, jovens e comunidades remanescentes de quilombo, públicos prioritários do Projeto.

O Procase atua em 05 (cinco) territórios do semiárido paraibano: Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão, os quais apresentam baixos índices de desenvolvimento econômico e social, em uma macrorregião onde a probabilidade de secas é acima de 90%.




Municípios Atendidos




Vídeos