[gtranslate]

P Projetos FIDA

PROJETO PAULO FREIRE – Ceará

|

O Projeto Paulo Freire (PPF) é uma execução da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Acordo de Empréstimo nº I-882-BR/E-17-BR do Governo do Estado do Ceará celebrado com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O Projeto objetiva reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de em condições de extrema pobreza e pobreza de 31 municípios cearenses, em 600 comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

A área de atuação compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km² e abrange 31 municípios de 06 territórios – Cariri, Sertão dos Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Litoral Oeste/Vales do Curu-Aracatiaçu.

O Projeto prevê ações em dois componentes:

Componente I – Desenvolvimento de Capacidades. Ações de Formação para acesso às políticas públicas, assessoria técnica, capacitação, mobilização e controle social, formação de jovens para atividades econômicas e acesso à terra, e qualificação dos assessores técnicos;

Componente II – Desenvolvimento Produtivo e Sustentabilidade Ambiental. Destinado a financiar os investimentos produtivos como estratégia de apoio a agricultura familiar com base nos princípios da convivência com o semiárido e agroecologia. A ação combina atividades de ambos os componentes através de uma abordagem participativa, permitindo que a demanda do público beneficiário seja a principal fonte de orientação.




Municípios Atendidos




Vídeos