[gtranslate]

B Boas Práticas na Convivência com o Semiárido

Organização Comunitária
Artesanato e Ecoturismo

 

À esquerda, peças produzidas pelas crocheteiras do Marinho; à direita, entrada para o Lajedo.

   

O que é?

Vamos conhecer as iniciativas desenvolvidas no Distrito do Marinho, uma área rural do semiárido paraibano, com grande beleza natural que conta com um acervo único de pinturas rupestres.  O Lajedo do Marinho é um atrativo turístico da região, que reúne várias atividades ofertadas tanto pela Associação das Crocheteiras do Marinho e pelos “Condutores do Lajedo Marinho”.

Desde o ano de 2014, com o apoio do SEBRAE, foram formalizadas as associações voltadas às atividades de turismo, sobretudo para a apreciação das riquezas naturais. Essa ação possibilitou vincular a produção local ao turismo, com destaque para as atividades de visitação, vivências culturais ao pôr do sol, hospedagem em camping, alimentação, venda de artesanato e oficinas para fazer crochê.

 

Onde aconteceu?

 

O Lajedo do Marinho fica localizado no Território Cariri Oriental, no Município de Boqueirão, no estado da Paraíba.

 

Como aconteceu?

A Associação Crocheteiras do Marinho é constituída por um grupo de mulheres artesãs, e foi criada no ano de 2014 graças a uma assessoria do SEBRAE. De igual forma, no mesmo ano foi constituída a Associação Condutores do Marinho, que surge a partir da união informal de um grupo de monitores ambientais locais que receberam capacitação do Programa SEBRAE de empreendedorismo, criatividade e produção associada ao turismo.

O Distrito do Marinho desde o início dos anos 2000 enfrentou várias secas com a consequente diminuição da produção agropecuária o que levou à busca de novas formas de geração de renda e criação de novos postos de trabalho para os jovens da comunidade.

Por meio de ações coletivas estas associações ofertam hospedagem e alimentação, além dos passeios pelas trilhas e as oficinas de crochê. Atualmente fazem parte do circuito turístico fomentado pelo Governo da Paraíba que apoia visitas da imprensa e operadores de viagem na localidade com objetivo de e ampliar o mercado, ao passo que promove e permite a participação em feiras e exposições, a exemplo do salão do artesanato da Paraíba.

 

Como implementar?

Vamos conhecer mais um pouco da trajetória dessas duas associações que desenvolvem atividades em conjunto no Distrito do Marinho, com foco no turismo rural.

Com essa organização conjunta, se desenvolvem ações como o ecoturismo e o artesanato, envolvendo vários atores do território. Podemos reconhecer como inovação esse fato de as diversas atividades serem administradas por associações diferentes dentro da mesma comunidade, com autonomia própria, mas que enxergam o Lajedo do Marinho como um destino turístico único e tomam decisões coletivas para a promoção e mercado.

Também, similar as outras experiências, a participação da família apresenta-se como elemento fundamental. Destaca-se pelo tipo de atividade produtiva, a forte presença das mulheres, porém, a participação de jovens é ainda baixa.

Desfile com peças produzidas pelas crocheteiras do Marinho/PB.

 

Parcerias que vieram para fortalecer!

Um ponto importante desse processo foi o fortalecimento das redes com parceiros institucionais, como Governo do Estado/PROCASE e SEBRAE, que originou recursos e assessoria para a implementação da atividade de turismo rural bem como da Prefeitura Municipal para promoção da localidade e apoio à infraestrutura.

Fazendo uma linha do tempo dessas parcerias, em 2014, a associação conseguiu, através da prefeitura apoio logístico e financeiro. No mesmo ano, através do SEBRAE, receberam capacitações em empreendedorismo, criatividade e produção associada ao turismo. Através disso conseguiram maior diversificação da produção, além de cursos, viagens e participação em eventos – feiras e exposições -.

Com apoio do Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, Empreender e Procase/FIDA, receberam suporte financeiro e logístico para o desenvolvimento das atividades dos condutores e das Crocheteiras.

Através das universidades, UFAL, UFPB e IFPB, o grupo obteve apoio técnico científico voltado para a valorização e organização de ações de promoção da localidade com foco nas escrituras rupestres, o que também foi fundamental para estruturar as atividades em turismo rural.

 

O que mudou?

Com essas ações, a comunidade alcançou mudanças importantes quanto a geração de renda e também a autonomia das mulheres da região, vamos conhecer algumas delas:

  • Através do artesanato, os associados acessam o mercado de feiras e promovem desfiles de moda com as peças produzidas pelas crocheteiras.
  • Como projeto para o futuro, eles/as pretendem comprar um “Caminhão Loja” que lhes permitirá participar de muitas atividades, a exemplo de feiras e exposições.
  • A experiência mostrou a capacidade que os atores tiveram de utilizar o ambiente físico e os atrativos culturais para promover o turismo como fonte de renda. Para tal foi importante a articulação em torno de parceiros externos como disparadores do processo, a exemplo do SEBRAE e do PROCASE.
  • Mesmo com os avanços, e apesar do esforço de todos/as das duas associações, é necessário promover ações que melhorem a estrutura de produção, a gestão da organização e o mercado do artesanato.
  • As ações promovidas na comunidade com a inserção destas atividades, ampliaram a renda das famílias envolvidas, além de promover a valorização e participação das mulheres e a criação de novas oportunidades de emprego e desenvolvimento de projetos. Contudo, se reconhece a necessidade de um maior envolvimento dos jovens para conseguir maior consolidação do empreendimento.

 

A iniciativa desenvolvida no Distrito do Marinho se destaca pela gestão compartilhada entre as duas associações, que garante diversidade das ações oferecidas no local, além de integrar também diversos atores sociais nessa experiência.

 

Quem faz a experiência?

Essa é  experiência da Associação Crocheteiras do Marinho e Associação Condutores do Marinho, de Boqueirão/PB.